Resenha: Desventuras em Série - Mau Começo #1

ISBN: 9788535900941
Livro: Desventuras em Série - Mau Começo / Livro 1
Série: Desventuras em Série
Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1
Ano: 2001
Páginas: 148
Avaliação: 5


Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".


"Se vocês se interessam por histórias com final feliz,
é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque
este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz,
como também não tem de jeito nenhum um começo feliz,
e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são 
pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que
mais encontramos na vida dos três Baudelaire."
(pág.9) 

Fazia tempo que eu queria ler "Desventuras em Série", até tinha aquela caixa maravilhosa para venda no submarino em minha lista de compras online; porém em meio a tantos lançamentos "Desventuras em Série" ia sempre ficando para depois!
Até que com a parceria do Mix com a Cia Das Letras, tive a oportunidade de solicitar os livros e confesso, bateu um arrependimento por não ter pegado nessa Série antes! Porém nunca é tarde para iniciar uma leitura prazerosa como essa!

Após a morte de seus pais em um incêndio, Violet (14 anos), Klaus (12 anos) e Sunny (um bebê), tiveram que ir morar com um parente que apesar de morar perto nunca haviam conhecido antes; um ator medíocre e de péssima índole! Ele possui os planos mais macabros para tomar pose do dinheiro dos irmãos e com isso as crianças estão constantemente vulneráveis a suas tramoias.

Os pequenos Baudelaire sofrem dia após dia, nas mãos do incansável conde Olaf. A vida dessas crianças é uma constante tragédia que nos faz sentir muita pena deles e em alguns momentos essas tragédias são relatadas com humor sem igual, o que transforma a trama em algo muito especial!
Tenho que ressaltar que em meio a tantas desventuras os irmãos permanecem sempre unidos, se apoiando e cuidando uns dos outros!

Snicket é o narrador dessa incrível estória, tendo uma forma de escrever cheia de sarcasmo e um humor negro sem igual! Isso de forma alguma é ruim, pelo contrário me cativou de tal forma que sinto "fome" por mais!

Desventuras em Série contam com 13 livros, sei que a série é longa, mas pela pequena prévia que pude ler em "Mau Começo" sei que é daquelas séries que não sossegamos enquanto não chegamos ao fim!

Os três primeiros livros da Série foram transferidos para as telas de cinema em 2004, sendo protagonizada pelo maravilhoso Jim Carrey como Conde Olaf; eu mesma pude conferir o filme a alguns anos atrás e gostei muito; daí surgiu meu desejo por ler toda a Série!

Sei que aparentemente essa é uma série voltada para as crianças e jovens adolescente, porém tenho que colocar que na minha humilde opinião é um livro para todas as idades! Pela maneira como Snicket descreve toda a "desventura" dos jovens irmãos e pelos assuntos abordados é um livro, algumas vezes até pesado para um adulto "sensível".

Leiam e permitam-se desbravar o mundo criado por Snicket para as desventuras dos pequenos Baudelaire!

Deixo vocês com o trailer do filme: 

 


Logo em breve trarei para vocês a Resenha do segundo livro da Série! Espero que tenham gostado da Resenha e que possam se encantar com as "Desveturas" dos irmãos Baudelaire tanto quanto eu!

16 comentários:

  1. Bom dia Karini, tudo bem? A série desventuras em série, é na minha opinião, uma das melhores séries que eu tive a oportunidade de ler. A leitura é deliciosa e eu sempre me aventuro com as confusões desses irmãos e a sua inteligência. É uma série que tem um lugar especial no meu coração...e eu concordo plenamente quando você diz que é uma série para todas as idades... eu não me vejo daqui a dez ou vinte anos deixando de gostar de desventuras em série rs..
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa série é muito boa, já li todos e adorei!
    Os irmãos Baudelaire sofrem, sofrem e sofrem mais um pouquinho. Como diz no inicio dos livros, "Essa não é uma história feliz ou com final feliz"
    Todos deveriam em uma época de livros e estórias vazias se aventurar realmente pelas páginas de Desventuras em Série, escrita por Lemony

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro dessa série, mas quem sabe algum dia eu leia, talvez esse ano.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu morria e não sabia que tinha o livro desse filme! é um filme interessante o livro deve ser bem melhor, obviamente! rs
    fiquei curiosa!


    bjos mil
    @_ErikaWaldorf

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa série, tenho o dvd e os 13 livros, minha favorita é a Sunny. Lembro que Mau Começo, terminei ele em 2 horas.
    http://gorjeioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho curiosidade de ler essa série, mas no momento estou sem tempo e minha fila de leituras é graaaande. Obrigada pela resenha e por me lembrar de considerar a possibilidade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh Desventuras em Série é minha série favorita.
    Vou falar, Lemony é o Escritor mais foda que já li.
    O Homem é muito bom mesmo!

    Essa é minha série xodó da estante. Os intocáveis!

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o filme. Não curti muito. Não sou fã daquele ator Jim Carrey, mas achei o tema interessante.
    Eu não consigo olhar para esse ator sem lembrar dos filmes de comédia dele que para mim não teve graça alguma.rs

    Mas como eu gostei do tema, vou adquirir o primeiro volume da série para saber por mim como é a estória

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha e fiquei interessada. Pesquisei a série completa no submarino.. e vou comprar.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Esse Jim Carry é muito cômico! Eu já vi o filme.
    A resenha está bem legal e fiquei afim de ler o livro.
    Mas 13 livros meio que desanima um pouco, porém quem sabe eu dê uma chance.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha agora fiquei com vontade de ler o livro.
    Vou procurar por ele.
    obrigado pela dica e vou procurar o filme também parece interessante!

    ResponderExcluir
  12. Desventuras em série é massa.
    Eu amo.
    Epa que vou ficar aqui esperando as outras resenhas da série. Ainda não li a coleção toda parei no 7 livro, tenho que comprar os outros!

    ResponderExcluir
  13. Eu também gosto muito de Desventuras em Série.
    O filme não achei tão bom quanto a leitura, mas tenho que dizer que é basicamente uma cópia dos primeiros livros sem modificações.

    ResponderExcluir
  14. Desventuras em série chega a ser um clássico!
    Eu amo!
    A resenha faz juiz ao conteúdo fantástico desse livro muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  15. Acho que Desventuras em Série é fantástico!
    Eu amei o filme e nem sabia que tinha livro.
    Esse com certeza preciso ter na minha estante!

    ResponderExcluir
  16. Clássico.
    Quem não leu ou não assistiu o filme não sabe o que está perdendo um show!

    ResponderExcluir