Resenha: Destino - Ally Condie


Sinopse:

Em Destino, a protagonista Cassia tem absoluta confiança nas escolhas que a Sociedade lhe reserva. Ter o futuro definido pelo sistema é um preço aparentemente pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável e pela escolha do companheiro perfeito para formar uma família. Como a maioria das meninas, aos 17 anos, ela já está pronta para conhecer seu Par. Após o anúncio oficial, a menina sente-se mais segura do que nunca. Romântica, sonhava há anos com o momento do Banquete do Par, a cerimônia em que a Sociedade aponta aos jovens com quem irão casar. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.
Na cerimônia, Cassia recebe um microcartão onde estão armazenadas todas as informações que precisa saber sobre seu futuro marido. Mas ao inseri-lo no terminal de sua casa, tem uma grande surpresa: a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo. É Ky Markham, um antigo vizinho, quem ela vê. Neste instante, o mundo de certezas absolutas que conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão.

ISBN: 9788560280810
Livro: Destino
Autor(a):Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Edição: 1
Ano: 2011
Páginas: 240
Avaliação:  3/5



Destino é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Ally Condie.

A Sociedade decide quem será seu par e com quantos anos irá conhecê-lo, a Sociedade decide no que irá trabalhar, a "Sociedade" decide a quantidade de comida e o que você irá comer e até mesmo com quantos anos você irá morrer! A Sociedade decide tudo por você!

A Sociedade visa à perfeição e a eternidade. A Sociedade cuida de você, mas somente se você não se rebelar!

Em Destino conhecemos Cassia, uma jovem de 17 anos que acaba de conhecer seu par no "Banquete do Par", uma espécie de baile que a Sociedade promove para que os jovens possam conhecer aquele com quem fará o contrato (casamento). Cassia fica surpresa ao ver que seu par está bem perto, algo praticamente impossível de acontecer, seu par é seu melhor amigo de sempre! Xander! Tudo parece bem até que ao inserir o micro cartão no terminal para saber mais detalhes sobre Xander (algo que pudesse ainda não saber), Cassia se surpreende com uma imagem de Ky e a partir daí começa a se questionar sobre as escolhas que a Sociedade tem para com os cidadãos e aos poucos começa a ver Ky com outros olhos.

Falar sobre Destino é no mínimo interessante, uma obra onde podemos perceber várias semelhanças com a nossa sociedade, mesmo que Destino se passe em um tempo futuro! 
Fico me perguntando como realmente será nossa sociedade daqui a séculos? Como viveremos? Vou deixar essa pergunta para que a imaginação de vocês, que já leram esse livro, possa pensar a respeito! E aqueles que ainda não leram possam já se indagar a respeito disso!

O livro retrata a "necessidade" do governo em nos controlar em busca de uma maior harmonia e perfeição. Em busca de uma vida regrada aos interesses da sociedade, onde falhas não são aceitas e erros não são permitidos! Onde não há conflitos, onde todos são "teoricamente" tratados como iguais; vestindo as mesmas roupas, comendo as mesmas coisas, vivendo sob os mesmos padrões!

O livro é realmente bom, porém eu senti falta de ação. O livro é poético, e com várias mensagens nas entrelinhas para que possamos refletir sobre o futuro da nossa própria sociedade! Porém o livro é meio parado e o romance entre Cassia e Ky não me convence, pois antes de Cassia ver o rosto de Ky no terminal, ela não era apaixonada por ele, nem mesmo percebia bem ele, apesar de pertencerem ao mesmo grupo de adolescentes que interagem dentro dos padrões da Sociedade. Se Cassia não tivesse visto a imagem de Ky no terminal tudo continuaria como deveria ser, pois ela era uma jovem exemplar, alguém preocupada com as regras, alguém que almejava ser tudo aquilo que a Sociedade espera e aí de repente após ver uma "falha" no terminal ela começa a repensar tudo? Sei lá, foi forçado demais!

Existe uma luta acontecendo; pelo menos é isso que ficamos sabendo perto do fim do livro. Uma luta daqueles que não concordam com os padrões impostos pela Sociedade, mas isso fica praticamente pincelado, acredito que no próximo livro teremos um foco maior nessa parte! A estória tem um potencial enorme para ser "a série", mas a Ally Condie meio que jogou tudo no nosso colo e disse se vira! Faltou um desenrolar mais rico em detalhes, faltou mais ação, algo que esperamos de um livro com essa temática, mas na grande parte do livro ele foi morno, com muitas informações, porém sem grandes explicações e detalhes.

Não me entendam mal.. O livro é bom! Mas ele poderia ser bem mais que isso! Ele poderia ter sido um dos meus favoritos do gênero, mas faltou muito para isso! O tema proposto é excelente, mas achei muito corrido! O final do livro me deixou curiosa para saber o que vem a seguir então logo teremos resenha de "Travessia", segundo livro da série e espero que a autora nos mostre a estórias de forma menos corrida e que nos passe mais informações sobre a Sociedade, sobre Cassia, sobre Ky, Xander e todos os personagens secundários e principalmente sobre a luta!

Destino ficará na minha estante guardadinho, pois acredito no potencial da série! E acredito que Ally Condie possa me surpreender com os próximos livros! E acredito que essa triologia possa se tornar uma das minhas favoritas!



41 comentários:

  1. Carolina Durães14 junho, 2012

    Bom dia Karini, tudo bem? Recebi a notícia no twitter e vim correndo comentar rs. Esse é um livro que eu li \o/, então eu posso comentar com uma opinião mais formada. Eu concordo quando você diz que o livro não tem muita ação, mas eu acredito que é proposital. Eu acho que o primeiro livro é realmente a apresentação dos personagens, da sociedade deles e dos conflitos internos da personagem. Eu ainda não li o segundo livro (mas ele está na minha listinha de compras futuras rs), mas realmente acho que é nele que a ação vai rolar solta rs. Sobre a sociedade descrita no livro, eu vejo como algo possível de acontecer conosco no futuro. De um modo geral, não temos o menor respeito pelo meio ambiente, o crescimento populacional é estrondoso e os recursos tendem a ficar escassos. Para evitar algo trágico, o que pode ser feito caso nossa mentalidade não se transforme? É uma visão interessante de sociedade, essa imposição toda rs. Beijos
    Ps: parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, obrigada pelo seu comentário! Você é 10!
    Então, quanto a Destino - o livro é bom! Entendo o seu ponto, sobre esse livro ter sido mais apresentação.. mas sei não, pois no próximo livro as coisas mudam um pouco.. mas não tanto assim!

    Quando falo de ação em um livro como esse, lembro de Jogos Vorazes! Fatástico! Até hoje fico pensando nessa trilogia! #adorei

    Destino, realmente nos faz refletir sobre o tipo de mentalidade que temos e o que estamos fazendo com o meio em que vivemos. Sei que viver sob imposições maiores do que as que vivemos poderia ser muito ruim! Mas as vezes me pego pensando, no quanto seria necessário certas medidas para que as pessoas tomassem consciência e realmente se preocupace com o todo e não apenas com eles mesmos!

    Livros assim, me fazem divagar e viajar no mundo das possibilidades!

    ResponderExcluir
  3. Kari, minha gêmea separada no nascimento, sabe de que me lembrei? Delírio! Tirando a parte da "cura" o livro me lembrou muito de delírio. Só espero que a protagonista não seja tão insegura e indecisa como a outra. Essa coisa das pessoas escolherem é um saco, né? Graças a Deus nasci numa época abençoada. kkkk Adorei a resenha e já tenho o livro. Estou louca para ler e depois trocamos figurinhas sobre ele. Vc sabe que fico em cólicas para contar o que li e odeio não ter ninguém para falar sobre os livros.

    Te Adoro, amiga!!

    bjs no core
    Glau

    ResponderExcluir
  4. Cristiane dornelas14 junho, 2012

    Eu queria ler esse livro. Ainda mais agora que lançou o outro. Foi porque vi o outro livro que fiquei querendo ler esse e eu nem conhecia muito bem a história. Gostei, parece ser bom.

    ResponderExcluir
  5. Helo Couto14 junho, 2012

    Livros com essa temática são sempre interessantes!
    Adorei a resenha e fiquei bastante curiosa com a estória.
    Já adicionei a minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  6. Esses livros sempre nos fazem refletir sobre o que podemos melhorar, o que estamos fazendo com nossa vida e com a sociedade em que vivemos.
    A resenha está bem clara e fiquei interessado no livro.

    ResponderExcluir
  7. Carolina Durães14 junho, 2012

    Pois é... eu não posso comentar do segundo ainda snif .. só babei nele quando fucei as lojas virtuais, mas eu tenho a esperança de ter uma progressão na obra.. ela começa morna esquenta e o final ferve rs (péssima analogia)... Eu também fico pensando em várias coisas quando leio esse tipo de livro, chego até a conversar com os personagens... Beijos

    ResponderExcluir
  8. Karini Couto14 junho, 2012

    Semana que vem sai a Resenha de Travessia e teremos Sorteio!
    Quem sabe você ganha!

    ResponderExcluir
  9. Ganhei este livro em um sorteio e estava receosa, com medo que fosse apenas marketing, mas quando li, adorei e agora estou ansiosa pela continuação.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente adorei Destino... achei ele bem delicado e interessante... por ser um romance distópico ele realmente tem menos ação do que estamos acostumados com a série Feios e Jogos Vorazes por exemplo, mas acho que ela tem a chance de enriquecer a história em Travessia e Reached, acho que Destino é mais introdutório, mas ainda assim é um dos meus livros favoritos. Acho que a Ally escreve muito bem e o romance que começou a surgir entre Cassia e Ky é bem fofo e delicado, gosto disso ^^

    Mas parabéns pela resenha, espero que goste de Travessia :)

    ResponderExcluir
  11. KassiaCrislayne15 junho, 2012

    Ain, faz tempo que quero ler esse livro! O tema me deixou muuuuito instigada a ler, fiquei desesperada por saber mais desse futuro distópico. Pena que a autora não desenvolveu a história tão bem quanto poderia ter feito, mas ainda quero ler, confiando no poder da série, assim como você.

    Bj.

    ResponderExcluir
  12. Amei o livro!
    Achei super legal essa nova "sociedade" a Ally tem uma criatividade e um dom fora do comum para escrever.
    Ansiosíssima para ler a continuação (*_*)

    ResponderExcluir
  13. Destino parece ser fraco, e historias corridas não fazerm meu genero. Mas com o lançamento de Travessia, pretendo dar uma chance à serie. Vamos ver. Bjkss


    Meyre Christina Rodriguesnangy@ig.com.brMeyre Christina@Meyre_christina

    ResponderExcluir
  14. RUDYNALVA SOARES18 junho, 2012

    Karinni!
    Realmente a forma do futuro expossta no livro é revoltante, em minha opinião, pelo menos é muito diferenciada da que vivemos e não imagino um futuro tão 'toturante', digamos assim, sou questionadora e curiosa por natureza e não me vejo em situação semelhante.
    Torço para que Cassia consiga de alguma forma mudar a vida imposta, através de sua rebelde paixão por Ky. Xander é muito certinho, faz tudo dentro dos padrões, ou seja, marasmo total...kkkk
    Muito boa sua resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  15. Achei bem interessante a história. Pude perceber que a autora faz todo um mistério e sempre deixa um gostinho de quero mais, para que nos interessemos em ler os próximos da série. Espero que ela mantenha o enredo envolvente, adoro livros assim, não dá vontade de parar. Ainda não li nenhuma obra desta autora, mas agora vou pesquisar mais sobre ela e ler Destino para me deliciar com a história.
    Parabéns pela resenha, tudo bem explicado e explicitada a sua opinião!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. luiza_direitogv18 junho, 2012

    Estou com expectativa de comprar, mas ao mesmo tempo um pouco receoso de não gostar do livro...

    ResponderExcluir
  17. Gostei da resenha, me interessei no livro.

    ResponderExcluir
  18. Acho que Destino é como a autora deve imaginar um mundo ideal ou o que ela acha que os outros esperam e ela não já que ela parece quebrar com isso a medida que o livro anda...


    Fato é que eu quero mto começar essa série logo pra ver o que eu acho =]


    Miquilisssss

    ResponderExcluir
  19. Parece lindo demais, encantador, delicado...!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, esse livro deve ser mesmo ótimo, quero muito ler, a história parece aquelas coisas de antigamente, e se eu fosse ela não me arriscaria rs

    ResponderExcluir
  21. Olha... esse livro ficou muito aquém do que eu esperava. É muito fraquinho pra se uma distopia... E jamais o compararia a Delírio: jamais.

    ResponderExcluir
  22. Eu já li Destino e gostei. Nele nos somos apresentados a esse novo modelo de sociedade pacífico e que todos tem direitos iguais (o que está longe de ser verdade). Por isso achei ele bem calmo. Espero que em Travessia tenhamos um pouco mais de ação. Muito boa sua resenha ^.^

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li o primeiro, mas adoro esse tema distópico e tô louca pra ler ^^

    ResponderExcluir
  24. Já li Destino e gostei muito da história.
    Quero muito ler Travessia para saber um pouco mais sobre o Ky.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  25. Comentando porque amei o livro e para concorrer a "Travessia" - é meu, é meu! :)


    Esse livro é perfeito! Tinha altas expectativas em relação a "Destino" e elas ainda foram pouco. O volume faz jus ao clássico em que se baseou, "Fahrenheit 451". É bem bolado, escrito e narrado. Os personagens são bem construídos - apostei na Cassia e no Ky numa promoção de Dia dos Namorados como top casal literário. Vamos ver... - e... ah, adorei! Ótimo trabalho por parte da editora também, devo dizer.

    ResponderExcluir
  26. Adorei a capa, li o primeiro capitulo desse livro na livraria, fiquei curiosa e ao le seu post vi que não é essa cola-cola, mais pode ser bem mais que isso, então fiquei curiosa em saber mais sobre essa série. Lembrei um pouco do enredo da série jogos vorazes...

    ResponderExcluir
  27. Essa temática sobre a sociedade controladora é tão interessante. Nos trás uma grande reflexão. Gostei da resenha e concordo com o que disse sobre a falta de ação, mas ao todo, eu adorei a simplicidade dos desejos da Cássia, do amor pelas palavras que lhe são proibidas. Enfim, ao todo eu adorei o livro. Espero ler Travessia logo porque a curiosidade fica grande a cada minutinho que passa.

    ResponderExcluir
  28. Muito interessante esse livro... Fiquei bastante curiosa pra ler e ver o q vai acontecer!

    ResponderExcluir
  29. Eu ainda não li esse livro.... to atras dele igual a uma louca.rsrsrsr


    otima resenha

    ResponderExcluir
  30. Li esse livro, mas confesso que não estou acostumada com livros com uma visão futurista, então no primeiro momento estranhei, mas curti e como eu li o primeiro, espero ansiosa pra ler o segundo. :)

    ResponderExcluir
  31. Ansiosa pra ler Destino e Travessia, essa resenha deixou uma cosquinha...
    Cristiane Pereira dos Santos
    christie.santos@gmail.com
    Cris Santos
    @christieharley

    ResponderExcluir
  32. Ainda não li o livro, embora tenha comprado o primeio volume. Mas depois que eu li a resenha de TRAVESSIA, resolvi esperar pelo terceiro para ler tudo de uma vez só. Adorei a resenha e parece ser bem interessante, mas como ouvi dizer que fica muita coisa "no ar" para o terceiro volume, não vou ler por agora para não ficar agoniada! Pelo que vi também, a autora deixou um pouco a desejar na narrativa...

    ResponderExcluir
  33. Tenho muuuita vontade de ler esse livro.Desde que vi que ele iria lançar fiquei muuito ansiosa para lê-lo.A capa foi o que mais me atraiu, achei incrivel, assim como as capas dos proximos livros da serie.
    Quando li a primeira resenha, não sabia o que esperar, se a critica seria boa ou ruim, mas como ela foi muuito boa, e a historia me agradou muito, fuquei muitissimo interessada em ler o livro.

    ResponderExcluir
  34. Lililililiiiiiii e AMEI. É um tanto diferente dos habituais e a história tem potencial. Eu acho que a trama está no caminho para dar certo e espero que o próximo seja melhor... Mas realmente gostei. Enfim, cada um tem uma percepção diferente, acho que ela poderia ter explorado melhor a história, mas ainda assim... não tirou o mérito. =D

    ResponderExcluir
  35. Um dos primeiros livros distópicos que eu li e ao contrário dos outros.
    ADOREI!!!
    Achei a narrativa dinâmica e aflitiva.
    Sou suspeita para falar pq eu torci para o Xander grande parte do livro,o Ky ainda é uma incógnita para mim.
    Em alguns momentos quis bater na Cassia,mas acredito que tudo que ela fez foi por amor,mesmo que em alguns momentos ela nem sequer pensou nos outros.
    Estou super ansiosa para Travessia,espero só não me decepcionar com o livro.
    Ah tbm espero que o Xander não fique com a amiga da Cassia.
    rsrsrs


    bjs Nati

    ResponderExcluir
  36. Ah, como eu adoro distopias! Amo conhecer essas sociedades possíveis! rs... Mas sabe que essa história até me lembra o que acontecia há alguns séculos atrás? Se bem que mais com as mulheres que com os homens, né, essa história de ter toda a sua vida definida por outra pessoa. Ok, não era pela sociedade e sim pelos pais, rs, mas pode ter inspirado essa nova situação apresentada pela autora.


    Ainda não li, e o próximo livro já foi lançado. Preciso desesperadamente começar a ler.

    ResponderExcluir
  37. Quero muito esse livro ! Perdi várias promoções dele e agora só na esperança do preço despencar. Resenhas sempre piora: quero mais ainda tê-lo ): haha

    ResponderExcluir
  38. Estou ansiosa pra ler esse livro e a série completa!
    As capas tbm são muito bonitas!

    ResponderExcluir
  39. Louca pra ler, mal posso esperar... minha prima disse que assim que ela voltar de viagem e eu vou ganhar um! :)

    ResponderExcluir
  40. resenha otima claro que vou ler quando eu compra

    ResponderExcluir
  41. Como eu disse no comentário da promoção do 2º livro da série achei as suas resenhas muito boas, a algum tempo tenho vontade de ler os livros dessa série porém sempre acabo comprando outros livros :S, mais se eu ganhar o segundo livro eu juro que comprarei o 1º pra ler logo os dois rsrs...


    Parabéns blog maravilhoso e ótima resenha.

    ResponderExcluir