Resenha: Deslembrança - Cat Patrick


Sinopse:

Em Deslembrança, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro à noite e dorme, cada mínimo detalhe do dia que passou desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade do que como uma limitação.
 As coisas começam a se complicar com a chegada de um garoto novo no colégio, Luke Henry. Os dois se apaixonam e começam a namorar, mas misteriosamente London não consegue enxergá-lo no seu futuro. Dessa forma, todo dia é como se o conhecesse pela primeira vez. Quando conturbadas imagens de um funeral invadem sua mente, London percebe que é hora de começar a decifrar passado esquecido, para conseguir mudar o futuro que a assombra. Sem saber de quem é o funeral, ela vai acabar esbarrando em segredos da família que seriam melhor não serem revelados.

ISBN: 9788580571622
Livro:Deslembrança

Autor(a): Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Edição: 1
Ano: 2012
Páginas: 254
Avaliação:  3/5
 
O livro foca em London, uma adolescente que sempre que dorme vislumbra o futuro, porém esquece o passado. Para conseguir se "misturar" em meio ao ambiente escolar e seu dia a dia, London escreve bilhetes antes de dormir e toda manhã os lê para que possa se inteirar sobre sua própria vida e que seu problema possa passar despercebido aos outros!
London tem apoio de sua mãe e de sua melhor amiga Jamie nessa rotina nada comum que tem que enfrentar todos os dias! Quando conhece Luke Henry sua vida começa a mudar e suas lembranças também!

O pai de London é ausente, ela não tem lembranças dele e só sabe aquilo que sua mãe conta, porém ao mexer nas coisas da mãe London descobre que seu pai por diversas vezes tentou manter contato e London sente-se enganada por sua mãe e não entende porque ela faz isso. London demora a confrontar sua mãe e descobrir a verdade sobre muitas coisas até então desconhecidas por ela, mas quando o faz percebe coisas impactantes que mudará sua vida e a fará entender muitos fatos e até mesmo o motivo pelo qual ela tem essas "Deslembranças".

London é uma menina que convive com algo inimaginável.. Pensem em viver as emoções do primeiro beijo apaixonado e não conseguir lembrar realmente daquilo no dia seguinte? Eu não sei como seria; no mínimo muito triste!

Luke (o rapaz que London irá namorar) é um rapaz interessante, apaixonado, cativante. Ele é daqueles que não desiste ao primeiro sinal de fumaça; luta até o fim por seu amor! O sentimento que ele tem por London é muito profundo e é possível ter ideia de todo esse amor, pois a autora soube passar isso para as páginas lidas com maestria!

Jamie, sua melhor amiga é irritante! London vê em seus sonhos vislumbres do futuro que não são nada agradáveis e tenta a todo custo ajudar sua amiga Jamie a fazer escolhas melhores e não ir de encontro a esse futuro ruim, mas sua amiga é impulsiva e não quer saber o que London tem a dizer, ela simplesmente ignora London a maior parte do livro, pois prefere a surpresa de um futuro desconhecido (entendo isso), mas ela se afasta de London completamente por causa disso!
Fica claro durante toda a leitura que London sabe que aquilo é uma fase e que elas continuarão sendo boas amigas no futuro! Mas o que me irritou nessa amizade é que nos momentos mais difíceis de London Jamie não estava por perto e sequer soube o que estava realmente acontecendo!
Para uma amizade, onde a autora tentou formar aquele laço forte, eu não sei, Jamie realmente me decepcionou.
Entendo que essa situação com Jamie foi necessária para que London pudesse descobrir se pode ou não mudar uma lembrança futura, mas achei a Jamie bastante egoísta e impulsiva!
Por outro lado, pude ver o quanto London valoriza a amizade e o quanto ela se preocupa e luta por sua amiga! No fim Jamie se redime um pouco e percebemos que mesmo sem ela ter as lembranças do futuro como London, ela resolve apostar na amizade delas, mas até que chegasse ali, ela ficou muito apática a tudo que se passava e isso eu não gostei! Não me pareceu posição de amiga verdadeira!

A história foca nessas "deslembranças" de London e nos seus vislumbres futuros. 
Cat Pratrick escreveu uma história bastante interessante, com uma narrativa envolvente! Inseriu um romance lindo de se ler e alguns mistérios, porém essa questão de mistério quando vamos nos aproximando do final do livro percebemos que falta mais.
Eu não gosto de livros que "dão a entender" como as coisas terminarão; gosto de livros que nos mostram o que acontece; que nos faz perceber os sentimentos dos personagens em relação aquilo e tudo mais! E por este motivo fiquei estressada com o fim e não favoritei o livro.

Para vocês entenderem o que estou falando, escreverei um pouco sobre o mistério do livro:

London tem um sonho sinistro repetidas vezes, onde está em um funeral e vê sua mãe, avó (que ela não conhece/ou não se lembra, como preferirem) e outras pessoas de luto em um cemitério, acompanhando um enterro. Mas London não consegue saber quem está sendo enterrado, a única certeza que ela tem durante muito tempo é o medo desse futuro! De ser alguém que ela ama.

O mistério gira em torno desse sonho onde há um enterro e na busca de London por respostas. Confesso que não imaginava de quem era o enterro e foi interessante a abordagem da autora; só que a partir da descoberta de quem estava sendo enterrado o desenrolar fica corrido, pulando muitas questões que seriam necessárias serem colocadas nas páginas e simplesmente quando percebemos o livro acabou!
Achei o final realmente corrido e praticamente ficou por conta de nós leitores imaginarmos como serão as coisas a partir dali! Se o final tivesse sido diferente, se a Cat tivesse escrito tudo que ocorre após a "grande descoberta" eu teria "favoritado" esse livro!
É algo que daria até mais emoção ao enredo e a tal descoberta.

Gostei muito da história e curti essa leitura em duas madrugadas.
O livro vale a pena apesar desse final "em aberto" e que me decepcionou por não mostrar em palavras o que aconteceu e tal!

11 comentários:

  1. territoriodascompradorasdelivr09 junho, 2012

    Oi, tudo bom?
    Ai esse livro parece ser tão fofinho *.*
    Eu não vi ele pessoalmente, mas por algumas fotos no facebook eu vi o quanto ele é lindo fisicamente. Pela resenha parece que a história também é linda. Histórias assim sempre me emocionam... Quero muito ler!
    Ótima resenha!
    Bom final de semana
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    Tem muitas promoções, Julieta imortal, apaixonados entre outras...
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito conseguir esse livro! Sua resenha está ótima, parabéns :D Vai ter sorteio do livro? hahahaha
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amiga, eu quero muito esse livro. Ainda não consegui na troca e vou acabar comprando. Achei o enredo bem interessante e pelo que conversamos é o tipo de livro que vai me cativar muito.

    bjs no core
    Glau

    ResponderExcluir
  4. Carolina Durães10 junho, 2012

    Bom dia Karini tudo bem? Adorei a resenha, parabéns! O livro realmente parece ser muito interessante, e fiquei curiosa com ele. Não vejo a hora de ler! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei bastante dele! É uma leitura bem gostosa!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente por enquanto não terá sorteio dele.
    Quem sabe no futuro!

    ResponderExcluir
  7. Já disse que te empresto qualquer livro da minha estante!

    ResponderExcluir
  8. MatheusBraga10 junho, 2012

    Hey Kari, saudade de ler suas resenhas, mas a vida de escraviário e estudante não é mole, não to com tempo nem de ler direito....kkkkk.
    A capa desse livro chamou muito minha atenção, mas não sei se a premissa dele me interessaria, sei lá, por mais que seja original, não é aquele livro que vc pega e fala "nossa, eu tenho que ler". Gostei da sua resenha e adorei a maneira com que deixou claro que, como eu, não gosta de livros que deixam o leitor viajar d+ nas possibilidades, ou é, ou não é....kkk

    Abraços,
    MB
    http://www.vidadeleitor.net/

    ResponderExcluir
  9. Entendo sua correria Matheus! Nem me fala! Tb vivo assim! E quando penso que vai melhorar, só piora! rsrs

    Quanto ao livro.. ele é bom! A proposta é bem interessante.. mas detesto ficar imaginando o que virá a seguir.. ou imaginando como os personagens se sentiram..quero ler e sentir pelo ponto de vista dos personagens. Isso me incomodou um pouco! rs
    Mas o livro é bom! Porém como você mesmo disse..não é aquele livro que "óooo não posso deixar de ler"

    ResponderExcluir
  10. KassiaCrislayne15 junho, 2012

    Quero muito ler esse livro. A história me agradou e preciso conhecer mais!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Também tenho uma resenha sobre ele, caso você queira uma segunda opinião! :) - http://www.coffeeunlocked.com/resenha-deslembranca/

    ResponderExcluir