Resenha: A Sombra da Lua - John Sandford



Sinopse:




Acostumado a assumir casos difíceis, o investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota Virgil Flowers é mandado a Bluestem, uma pequena cidade do interior, para ajudar a polícia local a solucionar um crime que chocou a população: um casal de idosos foi morto em sua residência com requintes de crueldade.
Ao chegar à cidade durante a madrugada, Virgil é surpreendido por um incêndio no alto de uma montanha. A casa do fazendeiro Bill Judd é consumida pelas chamas e seu proprietário morre sob os escombros.
Bill era um homem recluso e odiado. Há muitos anos, esteve à frente de um esquema fraudulento que levou centenas de fazendeiros à falência. Embora o dinheiro nunca tenha aparecido, ele foi julgado e absolvido. Além disso, seu envolvimento com várias mulheres casadas era de conhecimento de todos na região.
Virgil não acredita em coincidências e fica intrigado com a morte do fazendeiro. Afinal, a pacata Bluestem passou duas décadas sem um único crime e nas últimas semanas foi cenário de três homícidios.
Determinado a encontrar uma ligação entre os assassinatos, o investigador começa a conversar com os moradores e a descobrir seus segredos. Contudo, revirar o passado de uma pequena cidade pode trazer sérias consequências para um forasteiro.

A Sombra da Lua é um suspense muito bem talhado pelo autor John Sandford, que possui mais de 30 milhões de livros vendidos no mundo inteiro; entrando para a lista dos mais vendidos do New York times e ganhador do prêmio mais cobiçado, o Pulitzer.

O que esperar desse livro? Muito suspense, uma rede de intrigas muito bem elaboradas com uma narrativa fácil e rápida; que prenderá o leitor até a última virada de  página!

Virgil Flowers, depois de oito anos servindo a policia de St.Paul - Minnesota,  recebe o convite para fazer parte do DDC (Departamento de Detenção Criminal) do estado, com a  promessa de assumir apenas casos importantes. O que ele não esperava era que a investigação mais difícil de sua vida estava prestes a começar.

Após o cruel assassinato de um casal de idosos na cidade de Bluestem; Virgil é enviado para lá a fim de ajudar o xerife Jim Stryker a descobrir o que e quem, está por trás  desses assassinatos; já que eles ocorreram em uma cidade que por 20 anos não registrava casos assim; principalmente envolvendo idosos! Ao chegar à cidade durante a  madrugada, Virgil descobre que a casa de Bill Judd no alto da Montanha Búfalo está em chamas e mais tarde recebe a notícia de que os restos de Bill Judd foram encontrados e que o incêndio na verdade trata-se de um assassinato premeditado.

Virgil foi até Bluestem para investigar o assassinato do casal Gleason, porém este parece estar ligado à morte do fazendeiro Judd e é então que Virgil aos poucos  começa a cutucar o passado e descobrir uma rede de mentiras e intrigas; sexo, adultério, drogas e muito mais!


Judd não é um homem muito amado pela população da pequena Bluestem, pois no passado ele deu um golpe milionário que deixou vários fazendeiros falidos; outros tiveram  de vender parte de suas terras para saldar suas dívidas. Um homem adultero que vivia na esbornia apesar de ter sido casado por um tempo; o que mais lhe importa na vida  é o dinheiro!

O casal Gleason, era um casal, aparentemente pacato; podiam até haver pessoas que não gostassem deles, porém não a ponto de matá-los.

Outros assassinatos macabros ocorreram deixando a cidade com os nervos saltando e o nosso detetive ainda mais intrigado e disposto a desvendar esse mistério.
 
"O assassino enfiou uma estaca bifurcada no quintal e
pressionou grosseiramente a forquilha por trás das orelhas.
Era o bastante para manter o cadáver sem olhos de pé."
(pág.88)

O livro é muito bom! Eu como adoradora de um bom suspense não pude deixar de apreciar!
Virgil não é um policial comum; ele detesta andar armado, adora Rock e desfila com camisetas estilosas de bandas e ainda por cima é escritor nas horas vagas! Ele tem um alter ego, chamado Homer, ao qual através de histórias que escreve pode analisar os assassinatos por outro ângulo.
Tenta se dar bem para cima da irmã do xerife, apesar de ela ser uma de suas supeitas em uma teia que ele duvida de tudo e todos!A Joan (irmã do xerife) é esperta, inteligente e ao mesmo tempo engraçada e gostei muito das cenas entre ela e Virgil.

Virgil, é muito esperto e sagaz, soube colocar a cidade a seu favor, com suas fofocas favorecendo sua investigação, criando assim um balburdio que o beneficiou! Perspicaz ao extremo, foi destecendo o emaranhado de intrigas vigentes nesses misteriosos assassinatos!
Até mesmo a forma como Virgil pensa sobre as mulheres e se dirige a elas, serviu para compor sua personalidade loquaz e algumas vezes maldizente!

A impressão que eu tive em muitos momentos é que Virgil tenta (e é bastante convincente nessa tentativa) demonstrar uma personalidade diferente da que é sua na realidade, a fim de distrair os demais de sua verdadeira sagacidade; para que os mesmo não venham a ter conhecimento de que estão sendo usados em prol de sua investigação ou mesmo que ele desconfia delas!

Este livro faz parte de uma série que já conta com cinco livros lançados. Aqui no Brasil por enquanto não temos previsão de quando será lançada a continuação, mas espero que seja em breve!
A rede de intrigas e mentiras criada por Sandford, foi bastante inteligente, dando voltas e voltas até chegar ao final; ao longo da leitura desconfiei de várias pessoas e aos poucos  minha tese era quebrada. Gostei bastante do final e de quem era o assassino maluco, inclusive quem teve participação indireta nisso tudo!

ISBN:9788580410297
Título:A Sombra da Lua
Autor:John Sandford
Editora:Arqueiro
Edição:1
Ano:2012
Páginas:272
Avaliação:5

12 comentários:

  1. Pelo título não diria que se tratava de um livro policial. Imaginei que fosse mais um livro de literatura fantástica.
    Gostei do que foi dito sobre o livro, é uma delícia quando somos conquistadas pelo detetive de um suspense como esse. Sabendo que sempre erro nos palpites diria que seria difícil acertar no final deste livro.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sane, eu (Karini) sou apaixonada por livros policiais.. nossa.. amo mesmo!
    Esse livro é bem legal e vale a pena!
    Se tiver oportunidade leia; não irá se arrepender..
    Uma parte do final acredito que vc iria acertar, quando sua leitura estive faltando poucas páginas para o término..mas a outra parte do final.. hum.. essa vc não iria acertar não! Pelo menos é o que eu acho! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha e acho que vou amar ler esse livro, especialmente por causa do personagem principal. Adoro livros sobre investigação, e se o investigador for charmoso e super capacitado, melhor ainda. Não sou muito fã de séries de livros, mas parece que nesse caso os livros tratam de histórias independentes e podem ser lidos de maneira avulsa.

    ResponderExcluir
  4. Sim Cris, acredito que os livros poderão ser lidos de maneira avulsa. Pois o caso de assassinatos relativo a este livro foi concluido.. sem brechas!
    Leia o livro.. você certamente irá gostar!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, parece que o livro é muito bem desenvolvido. E adorei também o alter ego do personagem, deve ser muito bom mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adoro histórias policiais e é a primeira resenha que eu leio de A sombra da lua. Parece que tem personagens fortes e que realmente convencem. Ainda não li nada do autor, mas fiquei bem interessada.

    ResponderExcluir
  7. Vanilda, pode ler sem medo.. tenho certeza que não irá se arrepender! É uma leitura rápida e gostosa.. realmente te prende!

    ResponderExcluir
  8. É uma série mas as estórias tem começo, meio e fim?
    Não conhecia o autor nem o livro e apesar de n ser meu g~enero favorito gosto de ler policiais quando as tramas são bem construídas como parece ser o caso desse livro.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  9. Olá Nana; sim a estória tem começo, meio e fim.. vc pode ler sem susto que dá pra entender tudo!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, só fez me instigar a descobrir como é o livro na interag, romances policiais, ficção, séries policiais, de mistérioooo, adoroo, estou louca pra saber como será o desenrolar das investigaçoes. =D

    ResponderExcluir