Resenha: Por Isso A Gente Acabou - Daniel Handler

ISBN: 9788535920239
Título: Por Isso A Gente Acabou
Autor: Daniel Handler 
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1
Ano:2012
Páginas:362
Onde comprar: Saraiva
Avaliação: 5
Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.



 "Mas já é dezembro e o céu está claro, assim como tudo agora
está claro para mim. Estou contando porque a gente acabou, 
Ed. Estou escrevenco, nesta carta, toda a verdade sobre o que
 aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais."
 (pág.09)


Por isso a gente acabou, trata de uma estória sobre o término de uma relação.
Sabe quando estamos apaixonados e guardamos tudo, por mais insignificante que possa parecer aos olhos de outros, guardamos aquele papel de serenata de amor que ganhamos ou aquele ticket de cinema? Pois é, Min tinha por hábito guardar coisas assim e após o término de sua relação com Ed Slaterton, ela resolve lhe enviar uma caixa com tudo aquilo que ela guardou e explicar o porquê eles terminaram!

Este livro é do mesmo autor de "Desventuras em Série" Daniel Handler, mas conhecido como Lemony Snicket! Eu li o primeiro e o segundo livro de "Desventuras em Série" e fiquei encantada com a escrita do autor! Então quando soube do lançamento de "Por isso a gente acabou" peguei o livro com grandes expectativas e ele em nada me decepcionou! Pelo contrário, Daniel, mantém seu ritmo de escrita e nos apresenta a um mundo diferente daquele visto em "Desventuras em Série", mas algo tão impressionante quanto!

A maneira como Daniel coloca os personagens e principalmente traça a personalidade de Min faz com que tenhamos a impressão de conhecê-la pessoalmente ou mesmo ter vivido algo assim! Min é louca por filme (cinéfila de carteirinha rs) e faz menção a eles em tudo durante o decorrer de sua narrativa, aonde conta tanto para Ed quanto para nós como eles chegaram ao término da relação.
O amadurecimento dos personagens é algo que se pode notar do decorrer das páginas sem muito esforço e isso é outro ponto positivo da obra!
É impossível não se envolver com a estória narrada, impossível não pensar naquele relacionamento lá no passado que não deu certo e nos motivos dele ter terminado. Essa é uma estória palpável, pois nos mostra fatos que podem facilmente serem confundidos com nossa própria realidade!

Este livro tem ilustrações maravilhosas dos objetos contidos na caixa. Tornei-me fã de Maira Kalman ela fez um trabalho merecedor de aplausos! \o/

Recomendo esse livro e acredito que um grande número de pessoas irá gostar!

Ah.. não posso deixar de colocar aqui que o Kit que eu recebi é show! Uma caixa azul com alguns objetos dentro (um pente de motel, um par de brincos, um bilhete, um ingresso) e o livro! Lindo, lindo!


Book Trailer do Livro:




30 comentários:

  1. Nossa que difícil falar sobre um assunto tão pessoal.
    Não a nada mais triste do que o desencanto amoroso, a decepção de amar e ser amado e ainda assim não ser feliz.
    Nós gostávamos um do outro e gostávamos de nossa companhia mas, isso não era o bastante. Talvez não fosse amor, talvez fosse só carinho.
    Não houve brigas, não houve graves discussões, houve apenas um abraço carinhoso de despedida, por que ambos sabíamos que não eramos certos um pro outro. E acomodação não basta para sermos felizes. Por isso a gente acabou.

    Juliana . Oliveira
    july_mg2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Acabou pq só existia companheirismo da minha parte, só existia concessões da minha parte, só existia amor da minha parte. Meu ex dizia que me amava e toda vez que ele sentia que ia me perder me prometia mundos e fundos mas sempre acabava vacilando novamente. A decepção pelo sentimento não correspondido à altura, o cansaço de esperar q um dia talvez ele mudasse, a tristeza em q eu ficava toda vez q ele me trocava pelos amigos foi o principal motivo de termos terminado. E "Por isso a gente acabou."

    Dana Silva - danafort@gmail.com - @danafortal

    ResponderExcluir
  3. Carolina Durães29 maio, 2012

    Bom dia. Concordo com a July, é difícil falar sobre esse tipo de assunto rsrs.
    Acho que o meu término foi parecido com os anteriores... o namoro virou companheirismo (não que isso seja ruim), mas no nosso caso virou um comodismo. E sempre ficava em segundo lugar nas escolhas: namorada ou futebol? futebol; amigos ou namorada: amigos. Uma vez ou outra ainda vai lá, mas sempre? aff. Por isso a gente acabou. Beijos
    Nome de seguidor: Carolina Durães
    e-mail : carolinaduraesdecastro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. O meu último término de namoro aconteceu por conta de desgaste no relacionamento, estavamos juntos a 5 anos e a relação acabou caindo na rotina.
    Ele era mais o meu amigo do que o meu namorado.

    Tais Bruna Castro
    seguidora: Leitora Fashion
    e-mail: leitorafashion@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Términos ao longo do caminho são inevitáveis. Eu era bem mais nova que ele cerca de 25 anos nos separavam, porém no inicio isso não foi um problema, estávamos tentando..estávamos apaixonados ou apenas curtindo o momento! Isso se estendeu por 2 anos quando as divergências apareceram e fomos pouco a pouco nos afastando; eu ainda o amava mas sabia que precisava me libertar e ele acredito que estava em busca de alguém para "se encostar", uma relação com tamanha diferença de idade não poderia ter dado certo. Deu por um tempo, mas as diferenças foram aparecendo e as dificuldades por ele ter dois filhos, um inclusive da minha idade. Então resolvemos cada um seguir seu rumo e foi "Por isso que a gente acabou"

    Tati Oliveira
    @Tatinha_30
    tatioliveirab@rocketmail.com

    ResponderExcluir
  6. Putz, me ferrei! Nunca terminei nenhum relacionamento (namoro há 6 anos o mesmo, hihi)... E agora?! Posso contar o fim de outra menina? Rs. xD

    Endryelle Santos
    endryelle@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. olhosleem29 maio, 2012

    Estou morrendo de vontade de ler esse livro! Parece realmente ser ótimo! Adorei a resenha!
    bjao

    ResponderExcluir
  8. Por incrível que pareça, um namoro meu já chegou ao fim por sermos muito amigos, estávamos mais amigos do que namorados.
    segu: Fábrica dos Convites
    e-mail: fabricadosconvites@hotmail.com
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu já terminei 3 relacionamentos...e de todos o único que não me deixou para baixo foi o último. Não fiquei para baixo, não porque não gostava dele ou não queria estar com ele, mas depois de tanto tempo levando pancada da vida...a gente acaba aprendendo a sofrer.

    Meus outros dois relacionamentos acabaram por brigas e desgaste emocional...não estávamos mais dando certo. No primeiro a gente ainda gostava um do outro, mas os acontecimentos seguintes ao término acabaram atrapalhando que reatássemos. O segundo foi mesmo muito desgaste por conta de brigas, e desconfianças. Já o terceiro terminou pq ele me via mais como amiga do que namorada, esse é o mais recente e eu ainda estou digirindo...queria muito estar com ele...mas.

    Vida que segue neh?

    Vanessa Paiva.
    email.: professoranessa@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Glaucia Black30 maio, 2012

    Amiga, curiosa demais para ler esse livro. Suas dicas são sempre maravilhosas. Será a minha proxima aquisição de empréstimo na sua estante. kkkkk

    bjs no core

    ResponderExcluir
  11. Acabou porque um relacionamento não dá certo se só há amor de uma das partes, e infelizmente nesse caso, o sentimento era meu...sofri, chorei, quase morri, mas foi só quase, porque aprendi que amor que machuca, judia e nos faz sofrer, não é amor verdadeiro, o amor verdadeiro é calmo, tranquilo e nos traz paz interior!

    Adriana - drianasantos_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. natisander30 maio, 2012

    Pergunta dificil, mas já vi que muitos terminaram um relacionamento pelo mesmo problema que o meu último: companherismo demais, parece que nao existia mais aquela paixão do inicio, eu preferia passar meu tempo com minhas amigas (ou lendo) do que com ele e sei que ele se sentia do mesmo modo.

    natisander - natisander@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Luciane Herbst Valim31 maio, 2012

    O meu primeiro namoro terminou porque eu resolvi estudar em outra cidade e ele resolveu ficar com a irmã de um amigo dele.

    ResponderExcluir
  14. Acabou. Depois de tanto sofrimento, lágrimas e promessas não cumpridas finalmente posso dizer que acabou. Encostei no céu inúmeras vezes mas tb desci ao inferno incontáveis outras. Eu era dele. E só dele. Ele era meu. Mas não somente meu. E eu sempre soube. Doía ficar. Doía mais ainda partir. Por isso a gente acabou. Simples e complexo assim.

    ResponderExcluir
  15. Eu terminei o relacionamento com ele porque, admito, eu era muito tímida e não conseguia colaborar para nos tornarmos parceiros mútuos. Apesar de gostarmos das mesmas músicas, livros, filmes e desenhos eu não conseguia ter a iniciativa de puxar os assuntos, era sempre ele que vinha conversar. Por isso a gente terminou. Acho que doeu nos dois. Eu não sei quando voltarei a achar uma pessoa tão parceira como aquela.

    ResponderExcluir
  16. Eu terminei o relacionamento com ele porque, admito, eu era muito tímida e não conseguia colaborar para nos tornarmos parceiros mútuos. Apesar de gostarmos das mesmas músicas, livros, filmes e desenhos eu não conseguia ter a iniciativa de puxar os assuntos, era sempre ele que vinha conversar. Por isso a gente terminou. Acho que doeu nos dois. Eu não sei quando voltarei a achar uma pessoa tão parceira como aquela.

    Suzy Xavier - suzy_nyappy@hotmail.com - @sue_nyappy

    ResponderExcluir
  17. ಌ°♥ кαяσℓ01 junho, 2012

    Maria Carolina
    maria_carolinaac@hotmail.com
    @mcaroliinaq
    Olha, seria mais fácil comentar sobre o término de uma relação se eu já tivesse realmente tido uma. Então só posso levar em consideração as "amostras grátis de relacionamento" que eu tive na vida e digo que terminei as mesmas porque... a "graça" acabou. É, como se o prazo de validade tivesse expirado e todo o encanto e a magia tivesse acabado junto, me provando que se foi apenas uma "amostra grátis" como eu mesma disse, é porque não era para ser. Um dia, quem sabe? HAHA

    ResponderExcluir
  18. Terminamos porque eu fui traida por ele com a minha prima.
    É meio trágico eu sei, mas foi por isso que a gente acabou!
    Ele se casou com a minha prima e tenho que aguentar eventos de família onde ambos estão presente. Mas hoje tenho outro namorado, porém isso me tornou uma pessoa muito desconfiada.

    Nome: Raiana Catarina Martins
    E-mail:raianacatmartins@gmail.com
    TT:@RaianaCatarina

    ResponderExcluir
  19. Fomos noivos durante dois anos. Já tínhamos planos de casamento para esse ano e foi nesse ano que terminamos. Por quê? Porque ele achava que era meu dono, tinha ciúme de todo mundo incluindo amigos e cunhadas, amigas, de todos. Começou a revelar um lado dark que eu nunca tinha visto. Além disso, me deixava de lado para ficar conversando no facebook com as amigas. Ridículo. Fui me irritando e comecei a enxergar que ele fingia ser alguém que não era. E quando quis terminar, disse que iria acabar com a própria vida, que estava deprimindo.... blablabla... foi a gota. Botei um ponto final em tudo. E depois de uma semana que havíamos terminado, descobri que ele estava tão deprimido que já estava saindo com várias meninas. Acho válido colocar isso aqui pq mtas mulheres temem terminar o relacionamento com os parceiros por causa de ameaças. Não cedam meninas!!

    Foi Deus que me livrou. Iria acabar com a minha vida casando com alguém assim. Trágico mas com um final feliz.

    ResponderExcluir
  20. Relacionamentos são complicados.Todo mundo sabe disso. Conviver com outra pessoa é a tarefa mais dificil,conflitos de personalidades. E foi isso que acabou com um dos meus namoros. Eu pensava de um jeito, ele era totalmente oposto. Quando eu achava que tinha algo errado,pra ele era tudo certo,brigas constantes e mentiras acabaram com nosso namoro. E por isso a gente acabou.

    ResponderExcluir
  21. A única relação mais "séria" que tive acabou porque eu não queria. Eu gostava dele, mas não sentia química no início, e também porque fiquei com medo de me apaixonar de verdade. Mas não era o momento certo. Eu estava focada em outras coisas, sempre tive medo de me prender e estava estudando para passar numa federal - ou seja, eu queria me mudar. Achei melhor não levar nada adiante porque eu sentia que não daria certo. E por isso a gente acabou - ou melhor, por isso a gente nem começou de verdade.

    ResponderExcluir
  22. Lorraine Lopez

    lopeslorraine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Ainda não passei por nenhum término estou com meu primeiro namorado e cada dia mais apaixonados!
    Mas fico pensando se houvessemos terminado. Acho que eu seria como a Min e devolveria uma caixa cheia de recordações que tenho desde o inicio da realação. rs

    Monica Manhães Catalão

    monicamanhaescatalao@gmail.com

    TT: @MoniquinhaMC

    ResponderExcluir
  24. Nunca terminei uma relação, então não sei como seria. Mas imagino que faria como a Min e devolveria diversas recordações em uma caixa.

    Monica Manhães Catalão
    monicamanhaescatalao@gmail.com
    @MoniquinhaMC

    ResponderExcluir
  25. Cristiane de oliveira05 junho, 2012

    É tão pessoal falar sobre isso mas também já faz muito tempo.
    Eu amava demais e não via os defeitos dele até me cansar com as inúmeras traições, preferi deixa-lo e ficar longe mesmo amando muito, por mim, por me amar mais, foi uma escolha minha e hoje me sinto feliz em ter feito isso realmente não valia a pena.

    ResponderExcluir
  26. larisbortolin05 junho, 2012

    Ciumes é bom, mais quando entra em excesso ai já é demais. Acabou porque ele não podia ver nem com meu melhor amigo que já era um motivo para comentários de: "você não fica comigo" "você não gosta mais de mim" "você tá me traindo com aquele seu amigo". A situação era tão constrangedora que meu amigo era obrigado a ouvir tudo isso, começou a fazer mal pra mim. E por isso a gente acabou.
    Larissa Bortolin Andrade, Louca pro Leitura, larissinha_bortolin_andrade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Terminei um relacionamento, mas não atribuo a culpa a ele ou a mim, afinal, tanto eu como ele tínhamos nossos defeitos e virtudes; e, embora nos amássemos, aconteceu o que sempre acontece: a vida nos levou a caminhos diferentes.

    Marcia Nascimento
    seguidora: Bobby Dupea's girl
    BobbyDupeaGirl@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Será que a estória de um fim de relacionamento,poderá trazer de bom um livro? *____*

    Bom,não vou ficar me alongando muito na estória,pq passado como o próprio nome diz é passado. Na verdade foi muito dolorido para os 2...Eu morava em MG e ele no RS,não tinha quase nenhuma chance de nos vermos,e no inicio foi realmente um namoro virtual,pq a distância era muuuito grande!Ate que quando o amor falou mais alto resolvemos nos ver,e ele veio p/ MG...o Nosso namoro durou uns 3 anos,e a gente se via 1x ao ano,mas chegou a um ponto que estávamos sofrendo com a distância,e chegamos a dolorida conclusão que se fosse pra ficar juntos um dia, ficaríamos.Mas que o relacionamento estava fazendo mal para ambos..e terminamos amigavelmente,e ainda nos falamos quase todo dia,espero que algum dia ainda possa dar certo!


    Paula Camargo Souza
    paulacamargo@comp.ufu.br

    ResponderExcluir
  29. Acabou porque ele queria mudar minha personalidade. Ele era meu oposto. Eu gostava de musica romantica, ele de rock, eu de livros, ele de futebol, eu de conversar,rir, ele era timido. Enfim...impossivel dar certo...Mas como o impossivel não existe, reatamos, eu cedi, um pouco, ele cedeu outro tanto, casamos e somos mto felizes. :)))

    Meyre Christina

    nangy@ig.com.br

    ResponderExcluir
  30. Eita esse livro deu o que falar.
    Ainda não li. Vi na livraria Saraiva algumas semanas atrás, mas fiquei pensativa e não levei.
    Acho que darei uma chance a ele. Mas não sei, eu achei ele lindo e tudo mais. Mas não será um livro bobinho sobre término de relação?
    Sua resenha está incentivadora. Vou realmente pensar sobre isso.

    E eu terminei uma relação com meu ex, por estar apaixonada pelo melhor amigo dele. Durante a relação acabei em uma noitada com eles, ficando com ele no caminho do banheiro. A partir desse dia passamos, a sempre que saíamos, ficar escondidos. Ele tinha uma namorada e eu namorava o amigo dele.
    Ficamos assim por 6 meses. Nunca rolou nada além de amassos, sei que não deveria ter acontecido. Mas era algo que não fava para controlar.
    Enfim criei coragem terminei com meu namorado para ficar com o amigo. Só que ele não deixou a namorada por mim. Ele queria estar com ela e comigo. No fim fiquei sem nenhum dos dois. Mas vivi momentos com o amigo que jamais vivi com outro alguém, foi uma paixão maluca, dessas que lembramos por muito tempo.
    Isso já fazem 9 anos e até hoje não esqueci a sensação maravilhosa de namorar escondido, de ter desejo pelo proíbido.
    Deixo claro que no fim meu namorado e eu já não estávamos bem fazia tempo. Tinhamos uma relação de pouco mais de 5 anos e estávamos cansados da rotina e ele também saía com outras pessoas. Estamos confusos e em uma relação aberta!

    ResponderExcluir