Resenha | O Circo da Noite - Erin Morgenstern

ISBN: 9788580571608
Livro: O Circo da Noite
Autor: Erin Morgenstern
Editora: Intrinseca
Edição:1
Ano: 2012
Nº de Páginas: 368
Compre: Cultura | Saraiva | Submarino
Avaliação: 5 ♥

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo ao qual apenas um deles sobreviverá.
À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

 
  "Um sonhador é alguém que só consegue 
encontrar seu caminho à luz da lua,e seu 
castigo é ver o amanhecer antes do resto 
do mundo"
(Oscar Wilde, 1888)

"Aguce seus sentidos e prepare-se para o maior espetáculo do circo jamais visto."

Essa história tem como protagonista principal "Le Cirque des Revês", e todos os outros personagens, estão envolvidos de alguma forma ou na construção do Circo em si, ou na parte artística e mística.

"O circo chega sem aviso.
Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou
outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais.
Simplesmente está lá, quando ontem não estava." 
(Expectativa) 

Durante a leitura nos deparamos com personagens dotados de personalidades diversas e todas muito bem talhadas; alguns personagens mais carismáticos que outros, porém todos com um "Q" de mistério e que nos transmite muito bem o que o Circo representa, quem são eles e a que vieram!

Fiquei encantada com o relógio construído especialmente para o circo e também com o "Jardim de Gelo", as descrições feitas pela autora são quase palpáveis! Acho incrível a forma como a Morgenstern consegue jogar com as palavras e com nossa imaginação!

Os personagens Celia e Marco foram criados e treinados para duelarem em dado momento, onde as regras ainda são ocultas, mas como dizem por aí, os opostos se atraem. E é exatamente isso que acontece com Celia e Marco; que se sentem perdidamente atraídos, onde deveriam se tratar como oponentes em um duelo misterioso, idealizado por Próspero (o grande ilusionista de todos os tempos e pai de Celia) e Alexander (seu rival, que se encontra igualmente à altura).

Próspero é rude com Celia, e a maneira como ele a recebe a primeira vez, quando descobre que tem uma filha me deixou com muita dó dela. O treinamento que Próspero dispensa a sua filha é no mínimo cruel.. e ele é egoísta, tendo sua preocupação voltada para si, esquecendo-se que Celia é um ser humano e não seu fantoche!
 

"A Reação imediata de Próspero, o Mágico
ao encontrar sua filha é uma simples declaração
- Ah, que merda.
A menina volta a atenção para as próprias botas".
(pág.14)


Já Marco foi ensinado através de livros; criado isolado de tudo e todos, apenas com algumas escapadelas permitidas para que pudesse treinar em campo (conhecendo determinados locais e etc.)

"O Circo levou-me a uma experiência única em leitura que não me lembro de jamais ter vivenciado!"

Para aqueles leitores que esperavam um romance meloso, escolheu o livro errado; para aqueles que imaginavam encontrar aquela magia de contos de fadas, também escolheu o livro errado; para aqueles que apostaram em um livro cheio de ação enganou-se mais uma vez! Porém para aqueles que querem uma leitura mágica, teatral  e diferente de tudo aquilo que estamos acostumados, esse é o livro certo!

O Circo da Noite trata de magia, porém uma magia mais para o lado ilusionista. Apesar de ficar claro que alguns personagens fazem muito mais do que praticar ilusionismo. Assim como ocorreu com Marco que foi tirado de um orfanato e aprendeu com livros e treinamentos a magia que vai além do ilusionismo. Entendi que é uma magia que podemos aprender através de livros como a alquimia por assim dizer! Claro se você já tiver certa "tendência" para a coisa.
Esse livro é fantástico! Ao término do livro tive um misto de sensações, esse livro nos tira literalmente da mesmice e nos faz alçar rumo a um lugar inesquecível, um lugar mágico; rico em detalhes minuciosos, com muita magia e a delicadeza da escrita de Morgenstern, a maneira como ela se dirige ao leitor me cativou de tal maneira que estou suspirando até agora com meus pensamentos voltados para esse Circo dos Sonhos!

Esse livro tem dividido os leitores, alguns ficam fascinados (como EU) outros não gostaram e se decepcionaram. Lembrem-se os livros são assim! Para cada tipo de leitor existe um livro aguardando para ser apreciado e gosto e opinião é algo singular; o que agrada um, não agrada outro! Não existem livros ruins, mas sim pessoas que não servem para aquele tipo de leitura. Quando digo isso, refiro-me a única e exclusivamente GOSTO LITERÁRIO!

Estou muito animada para ver essa estória fantástica refletida nas telinhas; o livro teve seus direitos de imagem comprados e irá tornar-se filme! Ainda não tem previsão de estreia,  mas só o que posso esperar é um grande show, onde o Circo será retratado de uma forma jamais vista antes!

E antes que alguém grite: "Sua opinião está baseada em parceria?" Digo com todas as letras que NÃO! O meu exemplar foi um presente dado pelo meu esposo a mim e amei cada linha escrita nessa história fascinante!

19 comentários:

  1. Estou encantada... Vc conseguiu me deixar com uma vontade louca de lê-lo. A forma sutil como destacou os acontecimento e as característica dos personagens aguçou minha curiosidade em conhece-los. Parabéns pela bela resenha.

    Bjos,
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Caraca, Kari!!! Vc simplesmente arrasou com essa resenha! kkkk Olha que eu li várias resenha desse livro e estava desanimada. Conversamos muito sobre ele e o momento que estou vivendo agora, e decidi não ler para não ser tão critica. Na verdade eu não to conseguindo ler nada. Tentei ler um que queria muito e não passei de 32 páginas. Mas as nossas conversas foram produtivas para eu ver que, apesar do livro não ser rápido, não ter o romance meloso que esperava e o tal duelo cheio de ação, ele é incrível e para os leitores mais críticos e detalhistas é o livro perfeito.

    As suas passagens sobre ele já tinham me deixado curiosa demais, mas agora com essa resenha estou totalmente louca para conhecer esse Tal circo dos sonhos.

    A resenha ficou linda, cheia de detalhes, muito bem elaborada e os detalhes gráficos deram um Q a mais a ela. SIMPLESMENTE APAIXONADA!!! Sou sua fanzoca, amiga!! Vc sabe bem disso, né? Tentei falar com vc pelo tel, mas não atendeu. Mais tarde conversamos. fica com Deus.

    bjs no core

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz ao ler sua resenha, tinha me entusiasmado qdo vi o livro, mas confesso que ao me deparar com resenhas negativas, fiquei bem desanimada. Agora fiquei animada de novo! Rsrs... Pela sua resenha o livro me soou meio ao estilo de Carlos Ruiz Zafón, estou enganada? Ele é um autor que tem um jeito meio amargo e místico de escrever e que gosto bastante.
    Parabéns pela resenha, achei que esclareceu alguns conceitos que tinham ficado meio obscuros em outras resenhas que li. Acho que provavelmente quem foi esperava do livro um outro Crepúsculo, deve ter ficado decepcionado. Vou ler de mente aberta!
    Bjks,

    Maribell

    ResponderExcluir
  4. Maribell, obrigada pelo seu comentário.

    Então.. ao começar a ler esse livro fui sem grandes expectativas, pois também tinha me deparado com resenhas negativas e até brigas online a respeito desse livro. Mesmo assim por ter ficado encantada com a capa, resolvi dar uma chance e não fiquei arrependida; pelo contrário, estou em uma fase dificil e esse livro veio a calhar. Conseguiu me encantar de tal forma que até sonhos com o circo eu tenho tido! rsrs

    A autora é muito inteligente e sabe ligar os pontos da estórias. As pessoas ficaram decepcionadas porque esperavam uma magia a la Harry Potter (eu acho) com duelos mágicos e tal.. porém o duelo realizado por Erin, foi algo bem diferente do esparado.. era um duelo de resistência e não de quem faz melhor. O duelo acaba quando uma das partes morre.
    Não consigo deixar de comparar esse amor entre Celia e Marco ao amor de Romeu e Julieta.. algo lindo, teatral, puro.

    Vi comentários sobre pessoas dizendo que eles apaixonaram-se do nada.. nossa fiquei meio chocada como as pessoas não prestam atenção ao que estão lendo; pois Marco apaixonou-se por Celia desde o primeiro momento que esteve com ela (estava implicito nas entrelinhas) e logo mais adiante ele disse com todas as letras que ficou apaixonado por ela..desde que se encontraram da primeira vez. Ele ficou espantado com a beleza dela.. e apaixonado por tudo que ela é e representa.
    Celia por sua vez veio a apaixonar-se por ele mais tarde. A paixão dela veio devido ao fato de eles serem tão parecidos; terem sido criados para a mesma coisa.. e tb pelo fato dela ter se encantado com toda a magia que ele realizou no Circo.. antes de ela saber quem era ele.. e quando soube tudo aconteceu imediatamente.

    Vi comentários tb sobre vc piscar os olhos e a Celia desaparecer.. isso foi explicado no livro.. que ela tem o poder de manipular a percepção, distraindo a pessoa para que possa sair rapidamente.

    Enfim.. as pessoas criaram uma expectativa sobre o livro.. alguns leram e não entenderam nada e criticaram! Simples assim!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ter falado mais sobre o livro.. mas as vezes.. menos é mais!
    O livro é ótimo! Lindo e muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  6. Amora, quando você estiver melhor.. leia o livro! Espero que ele te encante tanto quanto me encantou!

    ResponderExcluir
  7. Eu mal posso esperar para ler esse livro, também li resenhas positivas, como a sua, e outras nem tanto, que reclamavam que as idas e vindas no tempo deixaram a história confusa e que as descrições eram cansativas. Eu tenho quase certeza de que vou concordar com você, eu já tinha comentado em algum lugar que esse era um livro de fantasia sem fadas e outros seres extraordinários, a magia no caso é criada pelo ambiente do circo e acredito que as descrições contribuam para isso. É definitivamente o meu tipo de livro.

    ResponderExcluir
  8. Verdade, já li resenhas positivas e negativas sobre este livro. na maior parte negativas. Mas, as que elogiam, como esta, transmitem emoção, e aprecio, sinceramente, livros que conseguem emocionar o leitor. Acho que O Circo da Noite merece sim a chance de ser conhecido.
    Bjos

    Cida
    www.moonlightbooks.net.

    ResponderExcluir
  9. Cris, achei fundamental as idas e vindas no tempo, pois assim pudemos conhecer a estória por diversos angulos; onde personagens variados vivenciaram situações envolvendo o circo.. e todos são elementos importantes para o andamento do enredo!
    Recomendo o livro para aqueles que querem sair da mesmice e conhecer uma bela leitura!

    ResponderExcluir
  10. Cida, é um livro mágico porém não como a maioria que está no mercado. Ele é bem diferente dos livros que tenho lido!
    Eu tive uma experiência muito positiva ao término dessa leitura.. em alguns pontos torci para que as coisas acontecessem de forma diferente.. mas no fim .. acredito que a Erin, fez um excelente trabalho se tivesse sido de forma diferente.. minha experiência não teria sido tão prazerosa!

    Também li muitas resenhas negativas; e quis conhecer o Circo por mim mesma e o livro caiu como uma luva!

    ResponderExcluir
  11. Nossa nunca tinha ouvido falar desse livro O.O! Adorei quero muito esse livro

    ResponderExcluir
  12. Pra falar a verdade,eu já tinha ouvido falar do livro,vi a sinopse do livro não tinha gostado muito. Mas a sua resenha me deu ate empolgação de querer ler e de ter uma promoção pra participar e GANHAR ! Gostei mesmo da resenha,agora quero ler.

    ResponderExcluir
  13. Estou doida para ler esse livro, fiquei bem curiosa com a sua resenha, quero saber logo o que se passa nesse circo.
    Acho a capa linda.

    ResponderExcluir
  14. O livro é magico, como todo Circo..porém igual a esse Circo.. nunca vi na vida!
    Bem que podia existir um assim!

    ResponderExcluir
  15. Eu já li algumas resenhas desse livro e gostei bastante dele. Estou louca para lê-lo e ele já está na minha lista.

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    blogkimygabrielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Que resenha linda e apaixonada. Tudo, desde a maneira como vocês escreveu, até a maneira como colocou imagens para ilustrar mostram o cuidado e paixão pelo livro, pela estória.
    Ai já quero! Desse jeito vou falir com tantos desejados!

    ResponderExcluir
  17. Que paixão e emoção estão nessa linhas escritas heim!
    Cheguei a sentir um calafrio com essa resenha.
    Eu li muitas pessoas falando mau desse livro, mas aí abro essa página e me deparo com algo tão apaixonado. Não posso deixar de ficar intrigada e de pensar que os livros tem efeito diverso para cada leitor.

    ResponderExcluir