Resenha: A Maldição da Pedra - Cornelia Funke

Sinopse:


John Reckless, pai de Jacob e Will, sumiu sem deixar vestígios. Inconformado, Jacob gasta o dia procurando pistas que lhe deem alguma ideia do seu paradeiro. O garoto vasculha cada cantos do escritório do pai, até que um dia descobre um espelho que servia como um portal para um mundo mágico - um mundo que lhe oferece a perspectiva de liberdade e aventura.
Mantendo segredo do seu achado, Jacob passa cada vez mais tempo do outro lado do espelho. Após doze anos, o mundo sombrio se torna seu verdadeiro lar, onde tem amigos e inimigos e é reconhecido como um dos melhores caçadores de tesouros que já existiram por ali.
Will, o caçula, sente falta do irmão e estranha aqueles sumiços prolongados. Um dia, consegue burlar sua constante vigilância e o segue através do espelho, ato que tem uma consequência terrível. Ferido pelos goyls - homens frios e violentos, que têm pele de pedra e olhos de ouro -, ele acaba vítima de uma maldição: vai se transformando lenta e dolorosamente em uma dessas sinistras criaturas. 
Numa corrida contra o tempo, Jacob precisa encontrar o antídoto para o feitiço. Para empreender essa jornada, ele conta com a ajuda da raposa Fox, sua companheira de muito tempo, e Clara, a namorada de Will, que atravessa o espelho para encontrá-lo. Juntos, eles vão enfrentar os perigos e as armadilhas do Mundo do Espelho - antes que seja tarde demais e Jacob perca o irmão para sempre.
Povoado por fadas, bruxas, unicórnios e tritões, e tendo cenários como o castelo da Bela Adormecida e a casa de doces da bruxa de “João e Maria”, o mundo criado por Cornelia Funke remete o leitor aos mais conhecidos contos de fadas de todos os tempos. Na narrativa, contudo, a ênfase da autora recai nos aspectos mais sombrios e brutais das histórias, criando-se uma atmosfera ao mesmo tempo familiar e soturna. É nesse mundo que se desenrolam as aventuras dos irmãos Reckless, uma história de maldição, traições e vingança, mas também de coragem, lealdade e amor.


Esta estória como tantas outras começa com "Era uma vez" e adoro um bom conto, venham comigo e conheçam A Maldição da Pedra:

Jacob é um menino cujo pai desapareceu e há um ano está em busca de respostas para tal desaparecimento; ele visita às escondidas o escritório do pai tentando achar resposta... deixando escrita a palavra "volte" nas janelas embaçadas, na escrivaninha coberta de poeira e nas portas de vidro do armário (isso me deixou com uma dó dele) e é numa dessas buscas que Jacob encontra um portal através do espelho que há no escritório, mergulhando assim em um mundo mágico repleto de aventuras e desventuras; esse mundo torna-se seu lar e nele Jacob é visto como um grande caçador de tesouros, porém ele em algum momento se descuida e deixa pistas que seu irmão Will encontra e claro ele resolve seguir, quando isso acontece, Will acaba sendo ferido e amaldiçoado e tem sua pele transformada em pedra e é aí que Jacob reconhece a importância do irmão em sua vida e começa sua corrida contra o tempo na esperança de salvar seu irmão caçula. 

Com uma trama envolvente e bem estruturada Cornelia foi muito feliz em sua escrita onde faz uso de contos de fadas para dar inicio a essa fábula incrível.

Apesar das menções aos contos de fadas conhecidos por todos nós, essa estória não é como as outras que tem surgido no mercado e sim um livro a parte com um mundo completamente novo onde Fadas são tão belas, que sua beleza é como veneno; existem lendas que dizem que apenas com um olhar elas transformam homens em pés de cardo ou peixes que ficam estrebuchando indefesos. Em a Maldição da Pedra existe a Fada Escura que é vista como má (ou digamos..  mais malvada que as outras) e uma ilha repleta de Fadas incluindo a Fada Vermelha, intitulada como irmã da Fada Escura, não por elas serem realmente irmãs, já que elas não entendem essa ligação ou a de pai e mãe e etc., elas são consideradas irmãs porque emergiram juntas da água quando foram criadas; a Fada Escura é a mais bela de todas e mantem uma relação com Kami'en o Rei dos Goyls.

Goyls por sua vez são criaturas que tem pele de pedra e olhos de ouro; criaturas extremamente malvadas, que quando ferem alguém, devido à magia da Fada Escura, o transforma no mesmo que eles e é isso que Will está virando, porém não um Goyl comum, mas o Goyl de Jade, verde como a própria vida.. pedra do coração, semeada pela fada sem coração. Hentzau o mais fiel escudeiro do Rei está caçando Will, pois diz uma lenda antiga que se ele estiver ao lado do Rei ninguém o vencerá!
Eu me encantei por Clara, namorada de Will que achou a passagem para o mundo do espelho e o seguiu; ela é médica no mundo real e pode ser considerada uma espécie de bruxa no mundo do espelho; ela é forte e delicada ao mesmo tempo e mesmo sentindo medo em determinadas situações ela segue em frente nessa aventura no intuito de ter Will de volta ao que era antes! Tem também a Fux, uma loba que vira humana quando tira seu vestido de pelos e ela segue Jacob para todo o lado; ela é fofa demais.. corajosa, adorei esse personagem e tenho certeza que vocês também irão gostar!

Enfim acho bom parar de falar, ou melhor, escrever sobre a estória pois já já solto spoilers por aqui e aí vocês vão querer me matar.. rsrsrs mas leiam o livro ele é simplesmente fantástico, cativante e nos faz viajar em um mundo totalmente diferente do nosso, mas com tanto em comum; como o sentimento de Jacob que se viu perdido em um mundo onde o pai sumiu e sua mãe parece amar mais seu irmão caçula que ele sentindo-se então grato por existir uma fuga que é o mundo do espelho, onde ele pode fugir de sua realidade e se aventurar em busca da felicidade, esquecendo assim sua vida tão complicada.. pelo menos era assim que ele pensava. Ou ainda como Will que sempre pensou que não podia contar com o irmão, pois ele nunca estava lá e sua mãe vivia sempre triste e ele teve que amadurecer tão rápido, porém mesmo no meio disso ele não perdeu seu sorriso, sua bondade, pelo menos até ser ferido e começar a transformar-se em um Goyl, ou em Clara que se aventurou em um mundo totalmente inimaginável para tentar ajudar o amor de sua vida e por aí vai!

Esse livro foi o primeiro que li da Cornelia, e simplesmente amei! Um livro maravilhoso que encanta; a capa é simples , porém bela; as ilustrações que a autora colocou em algumas páginas nos faz adentrar ainda mais no mundo fantástico que ela criou; estou muito feliz pela Companhia das Letras ter cedido esse livro ao Mix; sem dúvidas é um livro maravilhoso que me deixou ansiosa pela continuação; isso mesmo A Maldição da Pedra terá continuação e a palavra mais adequada para descrever meu sentimento com relação à continuação é ANSIEDADE!

Recomendo o livro!





ISBN: 9788535919813
Livro: A Maldição Pedra
Série: Reckless - Vol 1
Volume: 1 Autora: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1
Ano: 2011
Páginas: 248
Avaliação: 5/5  S2

52 comentários:

  1. Kari, depois do que conversamos sobre ele, já entrou para a minha lista de desejados. Já vi até o preço para comprar. Tenho certeza que vou amar o livro e já to ansiosa depois da resenha.
    bjs no core

    ResponderExcluir
  2. Um mundo fantasioso do jeitinho que eu gosto! *---* Tenho um fraco gigante por esse tipo de seres sobrenaturais: fadas, bruxas, unicórnios, e outros seres que não encontramos em nenhum outro livro. Eles sempre estão envolvidos em uma trama incrível, e amo livros que me prendem desde o começo. Parabéns pela resenha, foi pra lista de desejados!
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Pela resenha parece ser um bom livro... Mesmo que eu nunca tenha visto falar gostei bastante, um bom livro.

    ResponderExcluir
  4. Amiga vale super apena mesmo! Amei esse livro e quero logo a continuação!

    ResponderExcluir
  5. Bruna vc vai adorar esse livro tenho certeza! Pena que eu não posso escrever mais do que já escrevi; eu poderia ficar horas falando sobre cada detalhe fantástico criado pela autora! Leia!

    ResponderExcluir
  6. Cristiane, vc pode verificar a página do livro no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/200107-a-maldicao-da-pedra
    É um livro maravilhoso muito gostoso de se ler!

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros com mundos fantásticos, com certeza é um livro que eu lerei! Fiquei animada lendo a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas, ainda não li este livro, mas pela resenha deve mesmo ser muito bom. vou colocá-lo na minha lista. Adorei sua resenha, Karini. Beijos

    ResponderExcluir
  9. O livro é realmente muito bom! Leia, pois tenho certeza que não irá se arrepender! Já estou louca pela continuação!

    ResponderExcluir
  10. Já li muitos comentários a autora e a aos livros da Cornélia, mas ainda não tive o prazer de ler estas histórias. A maldição da pedra me conquistou por diversos motivos, um deles é por ter vários ingredientes que adoro em uma leitura, esta mistura de magia, mistérios, aventuras, suspense, contos de fada e romance é matadora para mim. rs
    A descrição apaixonada que você fez dos personagens me deixou louca de curiosidade, morta de vontade de conhecê-los.
    Espero ler este livro em breve, quero ele na minha estante.

    ResponderExcluir
  11. Saane, com certeza foi uma descrição apaixonada e seria ainda mais se eu pudesse escrever tudo que eu queria sobre esse livro.. a maneira como terminou .. fiquei curiosa para saber o que acontecerá a partir dali. A estória é envolvente e quando vc percebe fica se imaginando dentro dela na pele dos personagens! Apesar de ser um conto tem muito em comum com a realidade! Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro. Não faço muito o gênero fantasia, prefiro romances, mas depois de ler sua resenha, resolvi dar uma chance ao livro, a história parece ser bem interessante. Já está na minha listinha de desejados...

    Bjinho,
    pirigueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu já li Senhor dos Ladrões que tbm é da Cornelia Funke, gosto muito do jeito que ela escreve fantasias, queria que ela tivesse feito uma continuação pro SdL também. Reckless tá na minha meta de leitura de 2012!

    ResponderExcluir
  14. Amei o "Povoado por fadas, bruxas, unicórnios e tritões, e tendo cenários como o castelo da Bela Adormecida e a casa de doces da bruxa de “João e Maria”, o mundo criado por Cornelia Funke remete o leitor aos mais conhecidos contos de fadas de todos os tempos." *-*

    Eu tipo adoro histórias ficticias e essa vai entrar na minha lista de leitura esse ano *-*
    Muito boa a descrição!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro tem um misto de personagens fantasiosos que eu adoro. Eu lembro de contos que minha mãe nos contava quando ainda éramos jovens; que saudades daquela época! Gostaria muito de ler esse livro, ele parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  16. Acho muito legal livro que encantam com fantasias como esta. Não conhecia obras da autora mas já sinto dentro da história e acho que meu filho vai gostar também, ele está numa fase onde a imaginação esta bom aflorada.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Karini!
    Minha ansiedade começa só por se tratar de um livro de Cornelia Funke. Li O Cavaleiro do Dragão, e os dois primeiros livros da trilogia Mundo de Tinta, e é apaixonante o modo como ela escreve. Por mais que algumas coisas sejam tristes e de certa forma até cruéis, ela escreve de uma maneira muito delicada.
    Desde que apareceu estou ansiosa por ler A Maldição da Pedra. Sua resenha me deixou com mais vontade. Que triste que Jacob só foi se dar conta da importância do irmão quando este foi amaldiçoado...
    Gosto muito de livros que desconstroem lendas... Quero mto saber o que a Cornelia aprontou com as histórias infantis. rs
    Recomendo muito que leia Coração de Tinta. É lindo! Amei demais!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu quero ler, mas acho que mais tarde, seria outro livro de fantasia...

    ResponderExcluir
  19. Demais!

    Depois de ler a resenha fiquei mais empolgada ainda! Preciso ler esse livro!!

    Eu sou apaixonada por livros de fantasia... magia...contos de fada!!

    Rejane Lenz
    rejanelenz@gmail.com
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100001990266879
    @lenzjane

    ResponderExcluir
  20. Estou doida para ler esse livro parece ser uma história muito boa que nos leva de volta ao passado fazendo-nos perceber como era bom ler os contos antigamente e que mesmo após adultos podemos continuar nos empolgando com uma boa dose de fantasia!

    ResponderExcluir
  21. Ka,
    Estou super interessada em ler este livro, a resenha...me apresentou também a autora...com certeza vou ficar fã da Cornelia Funke...adorei...
    Parabéns!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Quero muito esse livro!

    Adorei a resenha!!

    Mesmo não ganhando já está na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  23. Esse livro tem três coisas que eu amo em livros, mistério, aventura e magia!!!
    Mistério de como e por que o pai do Jacob desapareceu.
    Aventura que ele vive tentando livrar o irmão da maldição.
    E a magia eu não preciso nem dizer né??? então é claro q ele entrou pra minha lista de desejos!!!

    ResponderExcluir
  24. Estou com muita vontade de ler esse livro após ler a resenha, ahistória parece ser bem escrita daquelas que a gente pega e não quer mais largar. Só tenho lido boas referências sobre a autora.

    ResponderExcluir
  25. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii a resenha.tao de parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Eu simplesmente me encantei por esse livro quando o ví!! Nossa,a capa dele é muito perfeituda *o*
    A estória também parece ser bem legal,apesar de eu não ler muito livros desse genero.
    Ainda assim,quero muito lê-lo. Sua resenha está bem legal;D
    Bjokasss

    ResponderExcluir
  27. Gosto de livros de fantasias, alias, gosto de (quase) todos os gêneros. Este com certeza é um que fiquei curiosa, me lembrou outro livro de outra Editora. Gostei da resenha.Não gostei da capa, achei que faltou um pouco mais de capricho. Beijos

    ResponderExcluir
  28. Sou aficionada por livros de fantasia, amo adentrar em mundos distintos, realidades nunca antes comentadas... tava na cara que esse livro ia me fisgar. Além do mais, sou uma super fã de Alice no País das Maravilhas, e vendo de cara que o livro retrata um menino entrando em um espelho, me chamou mais atenção ainda!
    Quero leer <3

    ResponderExcluir
  29. Ainnn.. eu adoro a Cornelia Funke desde a trilogia de tinta!! =D

    Adoro a escrita dela... mas confesso que esse livro dela eu não conhecia =/

    Achei a sinopse super intrigante =) e posso dizer que ele entrou na minha lista de desejados hahahaha

    Adorei a resenha tambem ;D

    =*

    ResponderExcluir
  30. Nossa que envolvência! Pirei agora. Adoro histórias que são sobre mundos diferentes,que mostram outras criaturas e a beleza das mesmas. A resenha ficou show e concerteza vou querer ler esse livro! Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Conheço esta autora somente através do cinema (Li Coração de Tinta). Pesquisando sobre o filme, *que amei!*, é que descobri que é uma trilogia! Estou doida pra ler os outros livros da série, tem tanto ingredientes excepcionais para render tanto ainda! Enfim, por ter gostado tanto do filme coração de tinta foi inevitável não notar o nome da autora, e agora tenho visto frequentemente este livro A Maldição da Pedra em várias mídias sociais, incluindo o mix literário. Se era para intrigar os leitores, com certeza está conseguindo!
    @Sonynha_h

    ResponderExcluir
  32. esse livro deve ser muito bom!!

    ResponderExcluir
  33. adoro cornelia,li todos os livros dela e nem preciso ler esse para ter certeza que vou comprar!!

    ResponderExcluir
  34. adoro os livros de cornelia funk e esse livro vai ser o melhor de todos!!eu quero!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  35. eu quero muito esse livro!!amei a resenha o livro e show e capa nem se fala!!!

    ResponderExcluir
  36. adoro esses tipos de livros,nunca ouvi falar dessa autora mas eu quero muito ganhar!!!

    ResponderExcluir
  37. quero muito esse lilvro é um dos melhores que eu ja vi.adoro cornelia funk!!!!

    ResponderExcluir
  38. Esse livro é bastante interesante...conta um historia cheio de misterio e mágia.

    ResponderExcluir
  39. esse livro e demais,nunca pensei que seria tao bom eu vou comprar agora!!!

    ResponderExcluir
  40. nem preciso ler a resnha para saber que esse livro é bom simplismente porque é de cornelia funk mas mesmo assim vou le so para matar a curiosidade!!!

    ResponderExcluir
  41. eu ja li e assisti o filme/livro senhor dos ladroes e como disse susy eu queria muito uma continuaçao e gostaria de perguntar se voces sabem quantos livros serao/tomara que sejam 5 pois adoro coleçoes desse tipo!!

    ResponderExcluir
  42. nunca li um livro de cornelia funk,mas acabei de descobrir isso e ja sou sua maior fa,esse livro é demais e quero muito para a minha estante ja guardei um lugar especil rsrsrsr...e quero muito a continuação!!!

    ResponderExcluir
  43. desculpa por nao le a resenha toda,ma sso pelo o que eu li esse livro vai ser um dos melhores do ano!!

    ResponderExcluir
  44. ja li esse livro ganhei do meu avo,ele sabe que eu adoro ler por isso eu so ganho de presente livro,mas eu reomendo-o é muito bom bom voce viaja por um mundo diferente é imposivel largar!!!

    ResponderExcluir
  45. adoro adoro adoro amo amo amo esses tipos de livro com muita magia e misterio a capa meio simple mas surpriedente e a estoria nem se fala quero esse livro e vou ganhar com certeza!YEYEYEYe

    ResponderExcluir
  46. ainda não conheço o livro, mais fiquei muito curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  47. Eu não conheço a história de O Pequeno Polegar kkk. Gosto de livros que usam contos de fadas já conhecidos e conseguem criar boas histórias. Espero poder ler este livro logo e também os outros da autora. Só pelos personagens que você descreveu me deu mais vontade ainda de ler.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  48. Eu já tinha lido outras resenhas sobre esse livro e gostado muito, apesar de não ter o hábito de ler livros sobre fadas. Esse livro parece realmente diferente, também já li muitos comentários elogiosos sobre a autora.

    ResponderExcluir
  49. Adoro contos, se forem de fantasia então, melhor ainda... Adorei este livro, é uma história bem diferente. Adorei saber que não há nada de "fadinhas fofas", que na vdd elas são beeem malvadas KKKKKKKK Fiquei super curiosa quero muito descobrir essa aventura! :)

    ResponderExcluir
  50. Eu sou louca pra ler algo dessa autora, mas a coleção mundo de tinta é mto cara, esse livro já está mais acessível no preço =] E como é fantasia entrou pra lista sem discussão hehe!

    Miquilissss

    ResponderExcluir
  51. Não conhecia a autora nem o livro e fiquei encantada com a resenha dele.
    Contos de fadas "modernos" estão fazendo minha cabeça ultimamente (Once upon a time, filmes da branca de neve, Dragões do éter...) e quero muito poder conhecer esse mundo dentro do espelho.
    Me deu uma dózinha do personagem e imagino o pq ele preferir passar cada vez mais tempo dentro do espelho do que fora, já que ele era importante nesse mundo.

    Aguardo poder ler.
    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  52. Eu já vi o filme Senhor dos Ladrões e desejo muito ver Coração de tinta, a resenha já me empolgou -adoro fantasia!- e saber que ele á a autora dessas historias me empolgou mais ainda!!


    Bjs

    ResponderExcluir