Resenha: A Promessa – Richard Paul Evans

ISBN: 9788563066695
Livro: A Promessa
Autor: Richard Paul Evans
Editora: Lua de Papel
Edição: 1
Ano: 2011
Nº de Páginas: 288
Comprar Online:  Cultura | Saraiva | Submarino
Avaliação: 5/5


Ela havia perdido todas as esperanças... e encontrou um homem que cumpre suas promessas...

Beth Cardall tem um segredo. Durante dezoito anos, ela não teve escolha senão guardá-lo para si, mas, na véspera do Natal de 2008, tudo isso está prestes a mudar.

Para Beth, 1989 foi um ano marcado pela tragédia. Sua vida estava desmoronando: sua filha de seis anos, Charlotte, sofria de uma doença misteriosa; seu casamento transformou-se de uma relação aparentemente feliz e carinhosa em algo repleto de traição e sofrimento; seu trabalho estava por um fio e ela perdera totalmente a capacidade para confiar, ter esperanças e acreditar em si mesma. Até que, um dia extremamente frio, após atravessar uma nevasca até a loja de conveniência mais próxima, Beth encontra Matthew, um homem misterioso e encantador, que mudaria de uma só vez o curso de sua vida.




Já ouviu dizer que não se deve comprar um livro pela capa? Eu mesmo tenho isso em vista e já descobri que muitas capas bonitinhas não são de ótimas estórias. Mas esse livro eu comprei porque achei a capa bonita e ela me dizia que ali havia uma grande estória de amor. Apesar disso, tive uma grata surpresa e amei a leitura. 


Trata-se, aparentemente, de uma estória cotidiana comum. No início você não vê grandes coisas na trama, mas conforme ela vai evoluindo o leitor fica completamente rendido. A narrativa é bem sutil e delicada, lembrando-me de outro autor que amo. Se não soubesse de quem era a obra, poderia jurar que foi escrita por Nicholas Sparks, tamanha a singularidade na narrativa. Devo admitir que ao chegar ao final do livro, fiquei completamente surpreendida com o desenvolvimento dele e meu coração ficou confuso sobre o que era o certo e o errado a se fazer com a problemática em questão. 



A estória começa de forma estranha, com Beth contando sobre os três homens da sua vida e “uma promessa” que mudou completamente o seu destino. Nessa primeira fase do livro, o leitor já se vê curioso para saber que promessa foi essa e o que tem os três homens relacionados a ela. Esse foi o primeiro momento, ainda no primeiro capítulo, que me vi ávida por mais conhecimento sobre a trama. Com o desenvolvimento dela, o leitor se comove com os dramas da protagonista e as dificuldades que passa. Não é fácil parar de ler. Simplesmente não sente vontade de abandonar o livro e seu desejo por mais só cresce a cada capítulo.



Beth é uma dona de casa feliz, que vive para o marido e a filha Charlotte. Seu marido tem um emprego bem fora do comum e como caixeiro viajante passa muito tempo fora de casa. Ela, no entanto, não tem o que reclamar do marido e gosta de sua vida leva. Em determinado momento, ela descobre uma traição e os dois acabam se separando. 



Sua filha apresenta uma estranha doença gástrica e o seu ex-marido também fica muito doente, de forma terminal. Ela não vê outra alternativa além que aceitá-lo de volta e cuidar até que sua morte chegue. Porém antes de morrer, Marc conta para ela todas as traições, nos anos de casados, destroçando o seu coração já sofrido. Até ai, a estória não tem nada demais, né? Essa foi à primeira etapa dessa trama e o leitor já consegue se solidarizar com a protagonista. Torci muito para as coisas melhorarem para ela e consegui sentir toda a sua dor e frustração nesses momentos.



Quando tudo parece perdido - seu coração fechado para o amor, uma filha doente e situação financeira de mal para pior, - Matthew, um homem lindo, charmoso, carinhoso e super prestativo aparece, mudando o rumo de tudo. A aceitação desse relacionamento é complicada em um primeiro momento, mesmo porque Charlotte está em uma fase muito difícil e a filha é sua prioridade. Mas depois a relação torna-se delicada, encantadora e apaixonante. 



Como nem tudo é perfeito, ele tem um segredo, o qual é capaz de mudar completamente o rumo do relacionamento e deixar Beth na dúvida sobre o que é o certo e o errado. Ela entra em conflito com os seus sentimentos e sabe que tem pouco tempo para viver esse lindo amor. 



A promessa está relacionada diretamente com o segredo de Matthew, mas não posso contar para não estragar a estória. O que posso dizer é que esse é o momento comovente, deixando o leitor na dúvida sobre as decisões de ambos. Porém também é um dos momentos mais belos desse relacionamento e os dois curtem cada dia como se aquele fosse o último juntos.



Sinceramente, chutei várias alternativas até chegar à verdade e não consegui descobrir até a fatídica revelação dele. Cheguei ao final tentando torcer pelo que era certo. Mas meu coração me pedia outra coisa. Apensar disso, eu gostei muito das decisões do autor.


Espero realmente que gostem. O livro é muito lindo!!

Segue o trailer que achei no site da Saraiva
Bjus no core



3 comentários:

  1. Ainda não li esse livro e pra ser sincera, nem estou muito interessada D:

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quanta loucura! rsrs Se eu já queria ler esse livro, agora estou desesperada. Só não gosto do fato de ele ter poucas páginas, mas isso torna a leitura mais rápida! Adorei a resenha!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro assim que lançou e fiquei doida para saber qual era a promessa e gostei muito.

    ResponderExcluir