Resenha: Um dia - David Nicholls

ISBN: 9788580570458
Livro: Um dia
Autor(a): David Nicholls 
Editora:   Intrínseca 
Edição:  1
Ano: 2011
Páginas: 416
Onde Comprar: Saraiva | Submarino
Avaliação: 5/5

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley.

Eu nem sei como começar a falar sobre esse livro. Então irei direto ao ponto, OK? Esse livro é simplesmente EXCEPCIONAL. Fiquei pensando em várias formas para começar essa resenha, então decidi ir direto ao ponto. Ele é maravilhoso, surpreendente e faz o leitor pensar do início ao fim. Ouso dizer, pois é a minha opinião sincera, que o David simplesmente superou o Nicholas Sparks em todos os livros dele que já li. Alguém pode vir e me contestar. Eu até aceito isso. Mas nenhum outro livro me fez parar para pensar tanto como esse. Foi um verdadeiro choque de realidade do início ao fim. Ainda agora eu me pergunto: “O que estou fazendo da minha vida?” Entretanto, como tenho que ser sincera, devo adverti-los que esse não é o livro ideal para os “fominhas por leitura”. Ai você me pergunta: “Mas por que, Glau?” Eu te respondo: “Esse é o tipo de livro que você não consegue ler rápido. Simplesmente a coisa não rola”.

Primeiro motivo é o fato do autor ser muito detalhista e em cada capítulo abordar tantas coisas, muito minuciosamente, que o leitor precisa que com muita calma. Muitos deles - músicas, citações, autores e locais - descritos no livro eu se quer conhecia. É uma leitura abordada de forma muito inteligente e com certo humor.

O segundo ponto é o fato do livro fazer o leitor pensar demais. Às vezes eu lia um pedaço de um capítulo e tinha que parar para dar uma aliviada e vários pensamentos surgia. Isso ocorreu praticamente o livro inteiro. Então, para quem gosta de devorar, devo dizer que isso é um desafio. AHHHHH! Eu mesma quando o olhei pensei: “Ops! Em dois dias eu mato esse livro”. E não foi bem assim... Foram quatro noites e cinco manhãs lendo de pouco a pouco. Ontem foi a noite mais crucial, porque eu desligava a luz para dormir e tempo depois ligava para voltar a ler. Fui levando assim até dez minutos para 01:00 hs.

Bem, quem diria que uma transa poderia levar a uma grande amizade? Uma noite, um dia e uma conversa, digamos para lá de chata, levou dois jovens, no último dia na universidade a se tornarem grandes amigos. Essa amizade perdurou durante anos e em cada capitulo, o autor conta o que acontecia com eles no aniversário daquele encontro. Muitos altos de baixo, Emma inicialmente vivendo a vida de forma triste, sem perspectivas e tentando encontrar um rumo, já Dex vivendo a sua como se ela fosse uma festa: bebidas, drogas, mulheres, viagens e diversões.

Em certos momentos eu consegui me identificar com Emma e até ser um pouco condescendente com a sua situação. Já com Dex eu fiquei bem chateada, para dizer a verdade, porque ele vivia a vida como se estivesse a passeio e magoou pessoas.

O autor narra os altos e baixos de cada um no mesmo período, as cartas, encontros e desencontros , fazendo o leitor torcer, de certa forma para a vida seguir um curso legal para ambos. Os diálogos e as cartas foram engraçados e de certa forma conturbadas, cheia de humor sardônico. Ambos muito inteligentes e defendendo o seu pensamento e modo de vida. Algumas vezes houve ruptura e os dois se afastaram. Eu confesso que foram partes que me deixaram muito triste. Fiquei até deprimida, devo confessar.

Enquanto Emma tentava encontrar o seu rumo e crescer, não só como mulher e pessoa, mas também na vida profissional, correndo atrás dos sonhos; Dex regredia ano após anos, afastando as pessoas, tornando-se uma pessoa antipática, solitária e de certa forma odiava. Tudo parecia ocorrer em sentido contrário entre eles, até que chegou a um ponto em que nem Emma o suportava mais.

Eu não posso contar mais sobre o livro, além disso. Só que posso dizer que foram quase vinte anos para que os dois finalmente se descobrissem de outra forma. Não por culpa de Emma, que sempre foi o ponto de apoio dele, mas por suas atitudes inconseqüentes e egoístas.

Dito isso, tenho certeza que esse é o livro que todos deveriam ler. Uma verdadeira lição de vida, que faz o leitor pensar sobre as suas próprias decisões. Hoje estou fazendo uma reflexão sobre a minha própria vida e de uma coisa tenho certeza, não quero que continue como está. Simplesmente não posso viver de forma passiva. Preciso correr atrás dos meus sonhos e ser objetiva nisso. Não estou à vida a passeio e não posso vê-la como se fosse um telespectador em um reality show. Essa foi à lição principal, entre muitas outras, que aprendi com esse autor.

Se você ainda não comprou o livro, mesmo que não faça o seu gênero, acho que realmente deveria comprá-lo.

Espero que realmente gostem do que vão ler e tentem extrair o que há de bom, deixando para trás o que não agrega.

Segue o trailer do filme:


Espero que gostem!
Bjos no core


7 comentários:

  1. Ainda não consegui tirar esse livro da cabeça. Já assisti ao filme duas vezes e não me canso. Ele é uma verdadeira lição de vida.

    ResponderExcluir
  2. Glaucia minha linda voce me deixou curiosissima sobre esse livro!!! Parabens pela resenha!!!

    Mais um para minha longa lista de leitura!!!!


    Bjsssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com o filme aqui para ver mas não tinha vontade, até agora....srsrsrsr
    Já marquei como desejado no skoob, eu prefiro a capa original não a do filme....srsrsr
    Adorei a resenha XDD

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  4. Tenho opiniões absurdamente contraditórias a respeito desse livro. Depois de lê-lo, fiquei me perguntando: "é só isso mesmo? todo aquele fuzuê por isso?" O livro foi bastante divulgado e assim que tive a oportunidade, comprei. Ao lê-lo, me senti decepcionada. Esperava bem mais. Como vc disse, não é algo que lemos em pouco tempo. Tudo é muito pesado, difícil de lidar e doloroso. O livro nos faz refletir, é verdade. Mas, como leitora, eu esperava algo mais divertido, mais saboroso. Essa leitura foi difícil. Uma centena de vezes, eu quis matar o Dexter por ser um idiota e a Emma por não esquecê-lo. E achei aquele final triste e desnecessário.

    Enfim, um livro que eu esperava dar nota máxima, dei apenas um 3 de 5, rsrs.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. O livro esta na minha lista de desejos há bastante tempo, muito antes de virar um filme, mas o tempo foi passando e os comentários sobre ele me desanimaram bastante, nem fui assistir o filme por medo de me decepcionar, hoje, após ler sua resenha confesso que estou disposta a dar uma nova chance ao livro.
    A princípio o que mais me chamou a atenção foi o modo como o autor escolheu contar a história destes personagens, com a passagem de tempo de 1 ano, o que pode mudar muita coisa ou não...

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu amo este livro!!! Serve para todas nós tirarmos uma lição de vida.como você disse é um livro para pensar, ler com a alma.
    Adorei sua resenha, beijo meninas

    ResponderExcluir
  7. Aii finalmente eu consegui ganhar esse livro!!!!!!!!!..a história parece ser muito linda e essa capa do filme ficou incrível!!!!!!
    Assim que eu ler vou ver o filme tb!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir