Resenha - Graceling - O Dom Extraordinário - Kristin Cashore


ISBN: 9788579800580 
Livro: Graceling - O Dom Extraordinário
Série: Sete Reinos
Autor(a): Kristin Cashore
Editora: Rocco
Edição: 1
Ano: 2011
Páginas: 491
Avaliação: 5/5

A jovem guerreira Katsa tem olhos de cores diferentes: um azul e outro verde. Esta peculiaridade não ressalta apenas a beleza da jovem, mas também a marca de um verdadeiro graceling, alguém com um dom extraordinário. Alguns são excelentes nadadores, dançarinos, cozinheiros, matemáticos. Mas o dom de Katsa é diferente e único: ela possui a habilidade de lutar e matar. Por causa disto, é usada como assassina pelo cruel rei de Middluns, o seu próprio tio. Consumida pela culpa, Katsa cria o Conselho, uma confraria, a partir da qual passa a promover missões secretas para prevenir injustiças e lutar pela liberdade. Combinando elementos de fantasia e romance, Cashore retrata habilmente as crises, descobertas e angústias de Katsa. Evitada e temida pelo seu Dom, a jovem luta com questões de liberdade, verdade e lealdade enquanto tenta sair do domínio maligno de seu tio. Uma tarefa complicada para quem cresceu sem muitos amigos. A reviravolta na vida de Katsa começa quando conhece um misterioso jovem, durante uma missão de resgate orquestrada pelo Conselho. De volta para Middluns, Katsa descobre que Po é o mais jovem dos herdeiros do reino de Lienid, neto do ancião que resgatou e também um Graceling. Diferentemente dos outros, Po não a teme e se mostra capaz de olhá-la nos olhos. E com o seu misterioso dom, parece ser o único capaz de enfrentar Katsa em combate. Juntos, os dois Graceling partem numa aventura para encontrar o responsável pelo sequestro do avô de Po e descobrem muito mais do que esperavam sobre seus dons, suas vidas e sobre o futuro de todos os 7 reinos. Com uma escrita elegante e personagens inesquecíveis, Kristin Cashore cria uma fantasia empolgante, uma aventura que desafia a própria morte, e uma belíssima história de amor.

Sabem, são raras as vezes que sinto a necessidade de aplaudir de pé os autores, e nesta obra em especial Kristin Cashore é magnífica... Po também é um graceling, lindo, engraçado, fantástico e forte, mas devido à situações passadas por ele na estória, ele se mostra/torna fraco e indefeso, e os sentimentos despertados por mim na leitura das páginas foram, primeiro encanto e paixão, afinal Po é "um sonho", segundo foi ódio, como alguém tão autoconfiante fica assim... mas depois me reapaixonei... É devido a essas sensações que aplaudo a autora de pé, não é qualquer um que desperta lágrimas em uma obra de ação...

Mas agora falando da estória, dar pra notar que é uma temática totalmente inusitada (pelo menos pra mim), e a autora descreve tudo de maneira simples e lógica... Isso mesmo, um universo novo e totalmente compreensível... cheio de ação, romance...

Katsa tornou-se uma das minhas personagens femininas favoritas, forte, inteligente, poderosa e sensível. E vocês sabem que uma personagem feminina que valha a pena é meio raro hoje em dia, rsrsrs

Acho que não preciso ressaltar que adorei o livro, ele todo em si, da capa às divisões da série, aos personagens... Tudo! E LÓGICO que recomendo!

"E foi quando a presença no canto do olho de Katsa tomou forma.
Ele estava a um andar acima dela, à sua esquerda. Tinha os cotovelos encostados na balaustrada, a gola da camisa aberta, e olhava pra ela. Havia argolas douradas nas orelhas e anéis nos dedos. O cabelo era escuro. Havia um pequeno vergão visível na testa, bem ao lado de um dos olhos.
Os olhos. Katsa nunca vira olhos como aqueles. Um era prateado e o outro, dourado. Eles brilhavam no rosto ofuscado pelo sol, irregulares e estranhos. Ela estava surpresa por eles não terem brilhados na escuridão daquele primeiro encontro. Não pareciam humanos. Ela não conseguia parar de olhar para eles."

Em seu livro de estreia, Kristin Cashore leva os leitores para o incrível mundo dos sete reinos, onde vive Katsa, uma jovem guerreira que descobre ter uma habilidade extraordinária: o dom de matar. Combinando elementos de fantasia e romance, a autora retrata habilmente as descobertas e as angústias da garota, evitada e temida pelo seu dom. O livro alcançou a lista dos mais vendidos do The New York Times e recebeu diversos prêmios, entre eles o de livro do ano da prestigiada Publishers Weekly. 
 Boa Leitura!

18 comentários:

  1. Sempre vejo esse livros em vários blogs, mas nunca tive a intenção de saber sobre ele...mas agora quero muito ler!!!!
    O contexto da história realmente não me atrai, mas os personagens sim...amei as característica da Katsa e do Po (que nome é esse..rsrsrs)...
    Enfim, não vejo a hora de ter uma oportunidade para ler!

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Com tanta recomendação e uma resenha tão empolgante, vou acaber lendo.Mais um pra lista.
    Nice, amiga, cadê tu?
    Saudade,bju

    ResponderExcluir
  3. Nice, miguxa, me deu até vontade de ler esse livro depois dessa resenha. Já estou colocando na minha lista de leitura.
    Adorei!
    bjus no core

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li esse livro, mas fiquei curiosa pois tenho lido muitas resenhas falando super bem dele!
    Mas o enredo não me chamou atenção se eu ler vai ser na empolgação pelas resenhas mesmo?!
    Alguém aí é assim? rsrs

    ResponderExcluir
  5. Para tudo! Esse livro é fantástico, já li e recomendo!
    A maneira como a estória é abordada convence o leitor e nos transporta direto ao inimaginável!
    Fui muito feliz ao ler esse livro e espero pela continuação, sabe quando sai?
    A Rocco é cruel em suas publicações nos deixa esperando longos e longos meses, quando não anos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei, e agora, comofaz? rsrs Adoro esse tipo de história, me lembra um pouco RPG, e eu era viciada! rsrsrs Personagens femininas poderosas tornam a leitura mais divertida e empolgante! E sempre gosto de ler novos temas sobrenaturais. Não sei nada sobre os gracelings, rsrs. Quero conhece-los. O único problema é que, por ser da Rocco, provavelmente é carinho. Estou certa?

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Gosto desse estilo meio RPG e gosto ainda mais quando o autor não complica na hora de descrever o novo mundo. Concordo com você, personagens femininas que "prestem" estão em falta. Eu odeio quando a principal é aquela garotinha fraca que fica dependendo de tudo e de todos.

    Esse livro já está na minha listinha, obrigada por apresenta-lo aqui no blogger.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Nossa essa resenha me deixou com coceira na ponta dos dedos de vontade de ler!!!! Mais um pra minha lista interminável de leituras!!!!!

    Parabens pela resenha!!!!


    Bjsssssssssssssss

    P.S.: Pat me perdoa, mas vou adiar a leitura de FMF mais uma vez!!! Acabei de receber meus livros da promoção Digerati e tenho que ler um deles tá, mas assim que terminar vou ler FMF, prometo!!!!

    P.S.²: Karini chegou meu Amante Meu, vou começar a ler agora, já dei até pulinhos de alegria!!!kkkkkkkkk Depois vou ler FMF (Prometi pra Pat) e Principe Sombrio!!!!

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler este livro e ainda estou mt encantada com tudo. Po me cativou mt com aquela intensidade no olhar, e adorei Katsa também. As aventuras nas quais eles se metem me deixaram bastante tensa, quando Leck entrou na história eu só conseguia temer pelos personagens. Gostei bastante da história e dos personagens, por isso estou indicando pra todos que adorem fantasia com pitadas de ação, suspense e romance.

    ResponderExcluir
  10. Ai ai Marci, nem me fala em listas intermináveis, mas coloca esse na sua imensa lista, vale à pena, com certeza!

    Bj

    ResponderExcluir
  11. Kassia ele é meio carinho sim, mas é daqueles livros que realmente vale à pena a leitura... Um universo literário muito complexo... Ai ai, me arrepio toda... E já estou louca pelas continuações.

    Bj

    ResponderExcluir
  12. Aaaa Rosana, essa notícia é muito ruim pra gente... A Rocco não tem previsão para lançá-lo ainda, sei que o segundo livro "Fire" foi lançado nos EUA em 2009 e o terceiro "Bitterblue" só sairá lá em 2012... Pois é... Acho que essa é uma daquelas séries que acabam com nossos dedos... Já que as unhas à tempos não existem... rsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu o/ rsrsrs
    Acontece muito comigo também, quando já tenho o livro e não tenho previsão para lê-lo, aí vem uma daquelas resenhas que lhe desestrutura... Aí já foi... Pego ele na hora! kkkkk

    Mas esse livro é muito bom, diferente de mesmo de muitas coisas que venho lendo...

    Rsrsrs Boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Coloca Amiga, lê ele logo e me conta... Mas o Po é meuzinho, viu! Aaaa aqueles olhos dourado e prateado... rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Aaaaaaaaaa amiga, nem me fala... tô te devendo um café né... Vamos marcar logo??? Minha vida tá tão corrida, mas tão corrida, que nem sei... Me liga....

    E lê esse livro mesmo porque pra quem gosta de ação é muito, muito bom!

    ResponderExcluir
  16. O nome do Po, esse na verdade é apelido, não sei como ele se chama, preciso ver no livro mesmo, acho que só é comentado umas duas vezes... rsrsrs

    Mas Po é o nome de uma árvore de folhas prateadas e douradas, e o príncipe Po tem esse apelido em homenagem às árvores e porque seu olhos um é dourado e o outro prateado... ui ui

    E a Karsa, com certeza é uma das minhas protagonistas favoritas! FATO!

    Já a estória em si é muito rica, a autora tem uma tremenda imaginação! Mas o melhor é que a estória fecha, com pouquíssima margem para questionamentos.

    Boa leitura!

    ResponderExcluir
  17. Verdade... Graceling é daqueles livros que vc quer que todos leiam, só pra você reviver a estória nas conversas e discussões... kkkkk

    ResponderExcluir
  18. De nada! Vale muito à pena recomendar uma estória boa... E assim que ler ele me conta... rsrsrs

    Bj

    ResponderExcluir