Resenha: O verão que mudou minha vida - Jenny Han

ISBN: 9788501088628
Livro: O verão que mudou minha vida
Autor (a): Jenny Han
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Edição: 1
Páginas: 288
Onde comprar: Cultura | Saraiva 
Avaliação: 4/5


Sinopse: A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...
Dizer que a leitura de “O verão que mudou minha vida”, não me fez voltar no tempo e reviver toda aquela eletricidade, dúvidas, anseios e descobertas causadas pela adolescência seria mentira. Jenny traz nesta obra juvenil um simples retrato do que muitas garotas passam quando estão nesta fase.

Mas deixando o meu saudosismo de lado vamos conhecer mais um pouco desse enredo:
Belly passa todos os verões em Cousins Beach na casa de praia de Susannah, melhor amiga de sua mãe Laurel na companhia de seu irmão Steve e seus amores Conrad e Jeremiah. O verão é a estação mais aguardada por ela, por que é nesta época que tudo acontece. O livro é narrado por Belly que intercala as narrativas entre os verões passados e o atual. Ela está passando por mudança e se descobrindo como mulher, ela percebe que os garotos estão lhe enxergando de forma diferente. Mas o seu “grande amor” é Conrad, um garoto tímido e muito reservado, mas que neste verão está agindo de forma um pouco estranha. Já Jeremiah é seu melhor amigo, é do tipo tranquilo e amigo de todas as horas, está sempre disposto a  ajudar e foi com ele que Belly teve seu primeiro beijo.

O livro trata de amadurecimento de forma muito realista e atual, a maneira como Belly passa por essa transição foi descrita de forma sútil e sábia, é quando descobrimos que tipo de pessoa iremos nos tornar. Jenny foi muito delicada em aborda o câncer de Suzannah, nos faz pensar em como agiríamos se fôssemos nós a passar por uma situação como esta e é realmente emocionante.

Jenny foi brilhante em seu enredo, não só traça uma estória equilibrada em romance e realidade, como também nos fez voltar ao tempo e revivermos as dúvidas e dilemas que nos eram questionados, um romance ideal para quem está passando por esta fase ou para quem já passou e quer revivê-la.

Ainda podemos contar com mais dois volumes dessa série, “It’s not Summer without you” (Não existe verão sem você) e “We’ll always have Summer” (Nós sempre teremos o Verão), porém sem previsão de lançamentos, mas ficarei aguardando com ansiedade para me deleitar um pouco mais com as obras de Jenny Han.

Portanto recomendo a leitura, um romance realista sobre as confusões e as descobertas que só a adolescência pode nos proporcionar. 

8 comentários:

  1. oi
    Gostei da sua resenha, parece um livro bem bacana, acho que eu sempre lembro de qnd era mais nova qnd leio livros com dramas adolescentes e as vezes penso q gostaria de ter vivido algumas dessas estórias.

    por favor, retribua a visita e o comentário se puder
    bjs
    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  2. Estou para receber esse livro e mal posso esperar pra chegar.
    Queria ler antes mesmo de saber que seria lançado pela Galera..
    Amei a resenha. Fiquei ainda mais ansiosa pelas confusões, haha. Adoro um bom YA.

    ResponderExcluir
  3. Depois que vi a resenha desse livro no Feed your head fiquei ainda mais curiosa para lê-lo. E, putz, pra que eu vim aqui? Pra ficar me coçando de tanta ansiedade? pq é isso que está acontecendo. Apesar de parecer YA e eu não curtir muito esse estilo, quero muito lê-lo!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito curiosa a respeito deste livro!!! Adorei a resenha!!!! Mais um pra minha longa lista de livros desejados!!!!

    Bjsssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho que confessar que adoro um romance adolescente quando ele soa realista, adoro o encanto do primeiro beijo, primeiro namorado, etc.
    O que parece ser interessante no livro é que apesar de tratar do universo adolescente traz também questões graves e dramáticas.
    Gostei bastante da resenha,acabou chamando a minha atenção para este livro que a principio passaria despercebido para mim.

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas, não conhecia este livro, mas parece bem legal. Romance que envolve adolescente é sempre bem construtivo, fiquei curiosa por este.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá girls.
    Eu comprei esse livro e vai demorar um século pra chegar, ai chego aqui, leio a resenha de vocês, e fico como?? cheia de vontade de ler tudo logo!!
    Eu já queria ler a trilogia em inglês, e quando vi que lançariam o primeiro livro esse ano quase surtei, bom que manteram a capa, que é linda.
    Adoro um YA que tem conflitos de adolescentes, eu lembro de quando fui uma, tipo, a uns 10 anos atrás...kkkkkk
    bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estou curiosa para ler esse livro, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir