Resenha - Não sou este tipo de garota - Siobhan Vivian


Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos doem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer. 
ISBN: 9788563219381
Livro: Não este tipo de garota
Autor(a): Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito Jovem
Ano: 2011
Edição: 1
Páginas: 248
Avaliação:4 

Dizer que a leitura de “Não sou este tipo de garota”, não me fez voltar no tempo e reviver toda aquela eletricidade, dúvidas e anseios causados pela adolescência seria mentira. Shiobhan Vivan traz nesta obra juvenil um simples retrato do que muitas garotas são quando estão nesta fase e eu não só me vi como enxerguei muitas amigas (Su, Tercia, Dan, Carol, Pri...). Que saudade dessa época!

Mas deixando o meu saudosismo de lado vamos conhecer mais um pouco desse enredo: Natalie é uma garota ambiciosa e feminista que busca em sua jornada ser presidente do conselho estudantil, obter notas altas para ingressar em uma universidade de renome e passar suas horas vagas com sua melhor amiga Autumn. Só que nossa heroína não imagina que talvez seus planos não fossem ser tão perfeitos assim, ao retornar para seu ultimo ano na Academia Ross Natalie não só reencontra Spencer - uma garota de apenas 14 anos que literalmente rouba a cena e que traz com ela uma série de questionamento, entre eles: Por que não podemos ser igual aos homens? - E Connor Hughes, um dos atletas mais lindos da escola e que vai tentar a todo custo derrubar as barreiras dessa menina durona e implacável.
Mas Natalie também tem defeitos e são eles que vão levá-la ao questionamento de quem ela realmente é, e por que por diversas vezes agiu de forma que julgava ser certa, mas acabava a prejudicar os outros.

Este livro não é sobre relacionamento entre homem e mulher ou uma discussão de como devemos agir como amigo, mas uma referencia de como estamos habituados a agir na individualidade, uma critica de como homens e mulheres acabam fazendo em relação ao outro. Por que há tanto preconceito quando uma mulher tenta se igualar ao homem, muitas vezes julgada de forma errada, não acho corretas certas atitudes femininas quando essa tenta se comparar aos homens em certo caso, mas o machismo corre solto e o preconceito é declarado.
  
O livro traz uma referencia Amélia Earhart, uma mulher que até hoje é o grande símbolo do feminismo, foi pioneira na aviação nos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres. Desapareceu 1937 em voo sobre o Oceano Pacífico, mas seu modo de vida, sua carreira e o modo como desapareceu até hoje fascinam as pessoas.

Siobhan foi brilhante em seu enredo, não só traça uma estória equilibrada em romance e comédia, como também nos fez voltar ao tempo e revivermos as dúvidas e dilemas que nos eram questionados, como o fato de não saber que tipo de garota éramos e ou que tipo seriamos, mas que tínhamos todo o futuro pela frente para descobrimos.

Portanto recomendo a leitura, um romance realista sobre as confusões e as descobertas que só a adolescência pode nos proporcionar. 

15 comentários:

  1. Adorei a resenha Paty, foi exatamente o que eu senti lendo esse livro. Muito boa mesmo! bjos

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros desse Gênero.. adolescente me faz lembrar da minha adolescência tb.. rsrs..assim como vc (Patrícia) reviveu!
    O livro parecer ser bem bacana.. vcs parem de me apresentar novos livros a cada dia..minha lista vai crescendo.. e vou ficando louca para ter todos .. ai ai ai

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser uma gracinha!!!!!!!!
    Todos os blog fazendo resenha e tals e eu aki morrendo de vontade pra ler!!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  4. *-*
    Nem sei quantas vezes ja disse que quero esse livro... kkkk
    ja perdi as contas!
    ainda nao li, mas amei sua resenha. perfeita!
    ja tava louca pelo livro imagina agora. :)
    Acho a historia mt legal, a capa linda, e o modo que vc falou como ela aborda varios assuntos na historia e mt interessante.
    *-*
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Na primeira vez que vi esse livro já me apaixonei. A capa é muito linda, e a história me pareceu ser legal.
    E pela sua resenha percebi que é mesmo. ^^ A vontade de ler esse livro só aumenta. *-*
    Adorei! =D

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto a capa dele algumas vezes, mas nem tinha prestado a devida atenção. Aí passei agora no blog e vi a resenha. Bem legal mesmo. A personagem parece ser o tipo de garota igual eu. Seria bom ler um livro assim... :) Mais um pra listinha...

    ResponderExcluir
  7. esse livro parece ser interessante muitas pessoas falam super bem gostaria muito de ler ainda mais por que você que a gente volta no tempo.

    ResponderExcluir
  8. Eu me encantei pela capa desse livro, é linda, mais bonita do que a original. Sem contar que parece ser super teen!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. Pathy vc tem o livro ? Me empresta ? Que personagem vc associou a mim? Será que adivinho facil? Bjs.

    ResponderExcluir
  10. A me manda um email me ensinando a entrar no meu formespring. Eu esqueci. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha Paty. Na primeira vez que vi esse livro já me apaixonei. Esse livro parece ser interessante muitas pessoas falam super bem gostaria muito de ler

    ResponderExcluir
  12. Estou louca pra ler esse livro desde a primeira vez que eu vi, é uma pena que eu nao moro em fortaleza, bem que eu queria ir nesse evento!

    @Jennifer13d

    ResponderExcluir
  13. Parece apenas um livro comum, legalzinho mas nada deslumbrante.
    Gostei da capa e por isso ele deve vir para minha coleção, mas não é prioridade de leitura no momento.
    Bjkas!!


    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  14. Tô super louca para ler esse livro, e pode contar comigo no evento de lançamento.
    @mariliakelvia

    ResponderExcluir
  15. eu aaaadorei o livro! ele nao é O livro, mas nos faz pensar em tantar coisas.. e tem o Connor liindo e totalmente realista, que não é o principe dos nossos sonhos e que pode muito bem existir.... eu simplemente amei o livro!
    beijinhos;
    http://addictiveworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir