Resenha - Teia Virtual - Eduardo Bonito

Sinopse: A Internet é realmente um dos maiores veículos de comunicação já criados na atualidade. Nela podemos ser o que queremos, fugindo assim do mundo real, criando um mundo paralelo, onde figuramos de anjos a demônios, podendo até alimentar o ódio de não ser aceito pela sociedade no mundo real. Assim começa a elaboração de uma teia nociva, permissiva e a falsa impressão de se conseguir tudo o que se quer, pela lei do menor esforço. Pessoas emocionalmente vulneráveis, de alma fraca, que transitam do mundo real ao virtual, na busca das soluções para seus problemas ou do sucesso pessoal, como, por exemplo, ser bem sucedida, como a invejada prima, sem nenhum esforço, acabar com a depressão, por ser um astro de rock e não saber lidar com o sucesso e a fama, ou alcançar a felicidade, estabilidade financeira e ser aceito como homossexual, no seio de uma família com valores que não aceitam esse comportamento, ou até mesmo, indo mais além, aos olhos da crença de uma ex –atleta, a palavra de Deus é distorcida e usada para se libertar e “libertar” a alma do seu marido, onde, na verdade só há o desejo de vingança. Afinal, a indução ao ódio é possível? Devemos ou não libertar os nossos demônios? Tudo é possível, quando se deixa cair e se prender a uma TEIA VIRTUAL doentia criada por um ser humano com uma inteligência fora do comum, mas renegado pela sociedade.

“Do outro lado da cidade, uma linda jovem tecla empolgada com um desconhecido, toda apaixonada e sonhadora: 
- Oi, princesa!
- Oiiiiii, querido! Que bom que você entrou!!!
- Você acha que eu ia conseguir dormir sem lhe desejar boa noite?”


Primeiramente, gostaria de parabenizar a Literatura Nacional e ao Selo Brasileiro pela iniciativa e a inserção da cultura e de novos autores na nossa literatura. 



Da leitura: Fácil e direta.


Pontos positivos: A diagramação, ela é muito bem trabalhada e têm detalhes em quase todas as páginas. Neste livro, em terceira e em primeira pessoa, é abordado o ponto de vista dos dois personagens principais da trama: Alexandre, o promotor, e o "Assassino". A história mostra como a internet pode ser "maligna", dá conceitos e perfis psicológicos dos envolvidos na trama, que em vários momentos "encaixa" o leitor nesses perfis. Tem suspense, romance, ação e investigação...

Trecho: [...]
"Agora aqui estou eu, mergulhado neste mundo psicótico tentando ser mais louco que o próprio serial, só assim para poder pegá-lo em sua própria teia. Esse cara é alem de tudo, uma cria da tecnologia moderna imperfeita. É a maior prova da parte negativa do mundo virtual, pois ele é um assassino que não precisa de contatos físicos com suas vítimas, ele cria soldados para sujarem suas mãos por ele."
[...]

Pontos negativos: A capa! (vamos combinar, o que é essa mulher de peito de fora?) Há uma confusão quanto a narração da estória, começando em terceira pessoa, narração de Alexandre, e depois narrado em primeira pessoa, tanto por Alexandre quanto pelo "Serial killer". Na estória, a maior parte das coisas acontece muito rápido, por isso perde um pouco do suspense, mas esse ponto é ligeiramente compensado em outro "caso". A descrição de alguns personagens também deixa a desejar.

Minha opinião: Achei o livro riquíssimo, deveria ser leitura obrigatória para aquelas pessoas que passam horas e horas na internet em chats conversando com pessoas que nem conhecem, dando detalhes da sua vida e rotina... Tem uma coisa que está martelando aqui minha caixola: Nós blogueiros nos expomos muito, nossa imagem, desejos, ideias, fazemos vídeos mostrando neles nossa família, pertences, ambiente familiar, neles damos detalhes da nossa rotina, das pessoas que nos cercam... Para pessoas que "não têm o que fazer" isso é muito informativo...

Informações:

Livro: Teia Virtual
Autor: Eduardo Bonito
Editora: Literata
Onde comprar: Livraria Cultura

9 comentários:

  1. Olá!!

    Recebi o livro que vocês me mandaram do BT hoje!!
    Adorei o marcador, muito fofo!!


    Beijos

    anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, realmente um livro bem interessante de se ler nao é? Ainda mais para aquelas pessoas meio desavisadas... E até as pessoas mais cuidadosas podem ser vitimas dessa faca de dois gumes que se chama internet..! Parabéns pelo post Mix!

    ResponderExcluir
  3. Gente eu to louca pra ler esse livro, justamente pelo fato de eu passar o dia todo na net e as vezes conversando com pessoas que nem sei se existem de verdade ou se estao so atuando... confesso que quando paro pra pensar no perigo que corro fico apavorada... eu li outro livro sobre esse tema e foi meio pesado, fiquei com medo!
    Adorei a resenha! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Isso de internet me dá medo, é exposição demais mesmo, tento ter cuidado mas nem sempre dá, é torcer para o pior não acontecer, o livro parece ser bem legal, nunca ouvi falar, vou procurar

    ResponderExcluir
  5. nossa a resenha desse livro é muito boa ..to morrendo de vontade de ler...rsrs

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia a história desse livro, mas achei super legal. Gostei bastante da resenha ;)

    bjs
    Books Emporium.

    ResponderExcluir
  7. Este livro parace bem interessante. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. A literatura nacional tem dado um show! Não só na produção e qualidade de seus textos como também na diagramação. Achei sua resenha um poquinho contraditória, mas considero que o essêncial foi dito: parabéns para a editora e puxam de orelha no autor por cometer detarminados deslises.

    Boa resenha.

    Abraços, Lucien.

    ResponderExcluir
  9. 3 ESTRELINHAS SÓ? ;// nossa, não fiquei muito afim desse livro não, mais o post ficou otimo

    ResponderExcluir