Resenha - Um Peixe de Calças Jeans – Allan Pitz

A oportunidade de leitura desta obra foi proporcionada pelo grupo do Selo Brasileiro.


Sinopse: “A proposta maior deste livro é ajudar na diminuição da ocorrência de bullying (repetidas agressões psicológicas e/ou físicas) não só nas escolas, preparando o futuro cidadão de bem para as diferenças que o mundo oferece, construindo uma nova geração mais fraterna, livre dos bloqueios preconceituosos gradativamente impostos”.

O livro é infantil e é composto em cinco contos: Um peixe de calças jeans, O menino de algodão, Menina cor-de-rosa, O sapo que não comia mosca e o Gigante da goiabeira. O assunto principal abordado em cada conto é as diferenças dos personagens sejam elas físicas, psicológicas ou estética, o assunto é abordado de forma inteligente e delicada, mostrando a criança que independentemente de qualquer diferença é capaz de agir e interagir da mesma forma, aceitando as diferenças sem preconceitos ou exclusão. O livro é perfeito principalmente se inserindo na educação de criança entre cinco e dez anos, fase onde está a formação a de ideias e personalidade.
Esclarecendo: não é por que é um livro infantil que adulto não possa ler o livro, ele traz o assunto principal hoje debatido nas escolas, o bullying.

 “É um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, "tiranete" ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. 

A ideia é discutir com nossas crianças uma forma de combater esse tipo de ação de preconceito e falta de respeito ao ser humano de forma inteligente e tendo conhecimento de que ser diferente não interfere em nada àqueles que têm deficiência e sim os ajudar a crescer e combater o próprio medo de ser excluído.

Allan Pitz está de parabéns por abordar um assunto tão delicado de forma clara e inteligente, um forma linda de orientar pais, alunos e professores a

Informações:
Livro: Um peixe de calças jeans e outras histórias para unir
Autor: Allan Pitz
Editora: Novo Livro
ISBN: 9788562426780
Ano: 2010
Páginas: 26

Avaliação:



2 comentários:

  1. gostei da resenha, mas é serio que so tem 26 paginas?! nossa, em 10 minutos vc leu heim PAty? bjs

    ResponderExcluir
  2. 26 páginas? Fala sério. Já vi um ou dois livros que falam sobre bullying, mas eu não curto. Tenho medo. Brincadeira, mas eu nunca sofri e nem fiz alguém sofrer. Pela graça eu não conheço ninguém que tenha sofrido, então pra mim parece uma coisa que nunca vai acontecer... talvez, né.

    ResponderExcluir