Resenha - A Terra das Sombras (A Mediadora, 1/6) - Meg Cabot

Sinopse: Suzannah seria uma adolescente igual a todas as outras se não tivesse um dom especial: a capacidade de ver fantasmas. Ela é uma mediadora, uma pessoa que tem como missão ajudar essas almas penadas a descansarem em paz. E isso significa... problemas. Como explicar a mãe ou aos professores que suas travessuras noturnas foram provocadas por... assombrações? 

Quando a mãe se casa pela segunda vez e se muda para Nova York para a ensolarada Califórnia, as coisas parecem que vão melhorar. Mas ao chegar lá, Suzannah percebe que a nova família mora em uma casa antiga. E, é claro, assombrada. Só que, desta vez, é um fantasma bonitão que nada faz para assustá-la. Muito pelo contrário. 
Os problemas dela, porém, não estão no lar, mas na escola. Lá o espírito de uma garota, que se matou por causa do namorado, ameaça a segurança de todos. Só Suzannah com suas habilidades e poderes especiais pode salvar os amigos e professores da fúria terrível de uma assombração com grandes poderes. 

Da leitura: Uma narrativa em primeira pessoa que tem como público alvo os adolescentes, e por isso é fácil, simples e fluente. 

Pontos positivos: Um cenário bem descrito é primordial para aguçar a imaginação do leitor e Meg consegue isso ao descrever os “ambientes” da estória. Há também muitas passagens engraçadas, coisas que somente os adolescentes podem descrever, eu diria, irado! Os personagens também são bem estruturados. A trama é intrigante... 

Trechinho: 
"Ele piscou com aqueles enormes olhos negros. Suas pestanas eram mais longas que as minhas. Não é sempre que dou de cara com um fantasma que também é uma graça, mas aquele cara... caramba, ele devia ser uma coisa quando vivo, pois ali estava ele morto e eu já queria adivinhar como eram as coisas por baixo da camisa branca que usava, bem aberta, mostrando um bocado do peito, e até um pouco do abdômen. Será que fantasma também faz abdominal? Era o tipo da coisa que nunca tivera a oportunidade – ou vontade - de explorar até então. 

Não que eu fosse me deixar perturbar por esse tipo de coisa àquela altura dos acontecimentos. Afinal de contas, sou uma profissional".

Pontos negativos: Algumas coisas não convencem o leitor, - sou da política de que um livro pode ser sobre qualquer coisa, com os acontecimentos mais bizarros possíveis, mas se este convencer o leitor a história torna-se um ímpar! – e em muitos momentos me vi de testa franzida me perguntando de onde vinha isso? Outra coisa, existem assuntos que “terminam em nada”, ou seja, se não tivesse citado não faria a menor falta! A ação também não é lá essas coisas, também faltou “algo mais” para convencer sobre o desfecho. 

Minha opinião: Tenho certeza que li essa série com uns 10 anos de atraso, o fato é que não consegui me sentir bem com a leitura, não que eu tenha lido por ler, não é isso, mas digamos que essa série não me instigou, me senti muitas vezes cansada desses probleminhas e teimosia típicos de adolescentes. 

Informações:
Livro: A Terra das Sombras
Série: A Mediadora
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Onde comprar: Submarino ou Cultura

Avaliação:


7 comentários:

  1. Primeira resenha que eu leio não tão positiva sobre esse livro rs... É uma das minhas séries preferida, simplesmente AMO!
    Mas é aquela coisa né, gosto é bem particular.
    Adorei a resenha, sinceridade acima de tudo!
    beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  2. Verdade Juh, é a primeira resenha que leio que tbm nao eh 100% positiva sobre essa serie, eu ainda nao li a serie completa, somente os dois primeiros livros, mas é mais por falta de tempo mesmo, infelizmente. Mas os dois primeiros que li eu gostei bastante, mas concordo com vc quando diz que leu uns 10 anos atrasada, acredito que seja bem isso mesmo, afinal é uma serie pra pré-adolescentes e tals... mas mesmo assim na minha opiniao nao deixa de ser boa! Curti a resenha! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Hey, Nice!
    Eu até hoje não li nada de Meg Cabot, então não posso falar bem ou mal. Espero poder ler logo, inclusive essa série.
    Menina, e aqueles marcadores? Adoreeeeiiii!
    Mas juro que eu não esperava? Como vc mandou? Eu te dei meu endereço? Não consigo me lembrar? huahuahau

    Só sei que adorei! São lindos, muito obrigada mesmo! Eles estão no vídeo da caixa de correio de hoje.

    Beijo grande e muito, muito obrigada!

    Feliz Páscoa pra todas! =D

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada da Meg Cabot...
    Essa é a série dela que mais ouço falar. Uma vez até quase comecei, mas fiquei com medo de ser muito bobinha e acabar tomando um rumo não muito interessante. =X
    Gostei das capas "novas", ficaram bem legais. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Li e adorei!

    Recomendo totalmente!

    Aliás, a série toda é demais!

    A resenha está muito boa! Parabéns!

    @nathalia_asc


    Nathália de A. S.

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu já li resenhas que diziam que o livro é perfeitão e tals. Mas cada um tem sua opinião, certo? E eu só vou poder dar a minha quando lê-lo. E eu vou MESMO!!

    ResponderExcluir
  7. eu ainda nao li mais parece ser bom
    adoros esses tipos de livros

    ResponderExcluir