Resenha - Gone (Desaparecer) - Lisa McMann

O último livro da trilogia WAKE, veja a resenha de Wake aqui e de Fade aqui.

Sinopse: Janie achou que já sabia o que o futuro lhe reservava. E pensou que estava em paz com isto. Mas não suportava ver Cabel afundando com ela.
Não importa os sonhos dele, Janie sabe que Cabel ficará com ela. Ele é incrível. E ela um desastre total. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece – ela precisa desaparecer. Mas isto destruirá os dois.
Então, um estranho entra em sua vida – e tudo se desfaz.
Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terríveis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menor dos dois males. E o tempo está se esgotando...

Da leitura: Bom, a leitura continua simples, fluente e as páginas voam.

Pontos positivos: A história dá uma “avançada”, explora limites diferentes dos anteriores, Janie passa a ser espectadora da própria vida, digamos que ela já saiba como tudo acabará, então ela só pode fazer o melhor nesse meio termo. Os personagens secundários aparecem um pouco mais, mas bem pouco também. Cabel continua sendo o melhor e mais dedicado namorado!

Trechinho:
“Ele vai na direção dela, com os dedos pretos e cheios de sangue, os olhos ensandecidos, sem piscar. Janie está paralisada. As mãos frias encostam em seu pescoço, em volta dele, apertando-o com força, mais forte, até que Janie não respira mais. Conforme o aperto fica mais forte, o rosto dela muda, ficando pálido da cor de um branco doente. Ele faz mais força e começa a tremer.
Janie está morrendo.
Não tem como lutar.
Acabou.”

Pontos negativos: Este livro foge um pouco do “contexto” dos anteriores, a autora também esquece um pouco das tramas paralelas, centrando a história em uma só. Também ficaram “pontas soltas”, o que não poderia ocorrer, já que não terá outro volume. Infelizmente a autora não utiliza do recurso de narrar em terceira pessoa, ou seja, se o livro fosse em primeira pessoa seria quase a mesma coisa.

Minha opinião: É o “menos melhor” da trilogia, a busca de Janie é um pouco chata, e a história é meio óbvia. O romance também ficou em terceiro plano, e o fator adolescente-teimosa é cansativo. Mas a trilogia em si vale muito a pena. Acho que estou com depressão pós-série.

Informações:
Livro: Gone - Desaparecer
Série: Trilogia Wake
Autor(a): Lisa McMann
Editora: Novo Século
Onde comprar: Cultura ou Submarino.

2 comentários:

  1. Já terminou mesmo? São só 3? Tô tentando não entrar em depressão por ter o Wake e ainda não ter lido, já que o coloquei pra viajar e até as 15 pessoas lerem, a série já virou poeira rsrs

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com a nota 3, foi mais uma série que me conquistou e daria 4 para tal.

    ResponderExcluir