Além do Literário - Titãs



Pra mim "Você apareceu do nada, e você mexeu demais comigo..." A melhor banda de todos os tempos estreou em 1981 no evento "A Idade da Pedra Jovem" promovido por artistas de peso da música brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Clementina de Jesus e Cartola. Sérgio Britto, Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Marcelo Fromer, Nando Reis, Ciro Pessoa e Tony Bellotto formavam o grupo Titãs do Iê-Iê, uma brincadeira para descontrair uma programação apresentada por gente com mais experiência. 

A estréia oficial dos Titãs do Iê-Iê aconteceu no dia 15 de outubro de 1982. A essa altura, Branco Mello já havia se integrado ao grupo. Não demorou muito para que a performance da banda despertasse a atenção de uma gravadora. Mas antes da assinatura do contrato com a WEA, ocorreram duas mudanças: Ciro Pessoa se desligou da banda e o Iê-Iê (que sempre era confundido com Iê-Iê-Iê) foi descartado do nome do grupo. O primeiro álbum, "Titãs", foi lançado em agosto de 1984 e trazia "Sonífera Ilha", um verdadeiro fenômeno radiofônico. Uma das músicas mais executadas naquele ano, a faixa levou os Titãs a fazerem sucesso em outros estados do Brasil, além de ter ajudado a banda a realizar um sonho antigo: aparecer na TV, em programas consagrados apresentados por Chacrinha, Bolinha e Raul Gil.

O grupo começou 1985 com um novo baterista, Charles Gavin, com a nova formação, os Titãs entraram em estúdio para gravar seu segundo LP "Televisão", produzido por Lulu Santos.

Nesta incrível trajetória entre altos e baixos, tais como a saída de Arnaldo Antunes, Nando Reis e a morte de Marcelo Fromer (2001), os Titãs seguiram firmes e gravar o disco passou a ser um desafio que eles encararam em homenagem a Marcelo e à própria história do grupo que ele ajudou a fundar. "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana", foi o primeiro álbum só de inéditas depois de quatro anos.

O grupo, um atual quinteto, com quase 29 anos de carreira, é aceito por todas as tribos, devido ao seu trabalho "eclético", ou seja, do Rock'n roll, a polêmica e ao pop romântico, e sim "Tudo ao mesmo tempo agora."

"A televisão me deixou burro, muito burro demais, agora todas coisas que eu penso me parecem iguais." (Televisão)

"Quem é que precisa tomar cuidado com o que diz? Quem é que precisa tomar cuidado com o que faz? Será que é isso o que eu necessito?" (Será que é isso que eu necessito?)

"Não importa contradição, o que importa é televisão. Dizem que não há nada que você não se acostume, cala a boca e aumenta o volume então." (A melhor banda de todos os tempos da última semana)

"Estão nas mangas dos Senhores Ministros, nas capas dos Senhores Magistrados, nas golas dos Senhores Deputados, nos fundilhos dos Senhores Vereadores, nas perucas dos Senhores Senadores. Senhores!" (Vossa Excelência)

"Eu nunca mais vou dizer o que realmente penso. Eu nunca mais vou dizer o que realmente sinto. Eu juro, eu juro por Deus!" (32 Dentes)

Às vezes qualquer um faz qualquer coisa por sexo, drogas e diversão. Tudo isso às vezes só aumenta a angústia e a insatisfação. (Diversão)


"Devia ter complicado menos, trabalhado menos, ter visto o sol se pôr. Devia ter me importado menos com problemas pequenos, ter morrido de amor." (Epitáfio)

Discografia- Álbuns

1984 - Titãs
1985 - Televisão
1986 - Cabeça Dinossauro
1987 - Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas
1988 - Go Back (ao vivo)
1989 - Õ Blésq Blom
1991 - Tudo ao Mesmo Tempo Agora
1993 - Titanomaquia
1994 - 84 94 (Um)
1994 - 84 94 (Dois)
1995 - Domingo
1997 - Acústico MTV Titãs (ao vivo)
1998 - Volume Dois
1999 - As Dez Mais
1999 - Sempre Livre Mix - Titãs e Paralamas Juntos ao Vivo
2001 - A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana
2003 - Como Estão Vocês?
2005 - MTV ao vivo Titãs
2008 - Paralamas e Titãs Juntos e Ao Vivo
2009 - Sacos Plásticos

Titãs também é filme...
...e Livro











Agora, aplacada pela saudade, e me alimentando de que aqui em Fortaleza no dia 15 deste mês terá um show deles (do qual já comprei ingresso \o/ ), deixo vocês com uma das minhas músicas favoritas (porque não dá pra colocar todas).




2 comentários:

  1. Adoro as letras inteligentes da músicas dos Titãs, sempre têm algo a nos dizer.

    bjs

    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Taí...pode passar quantos anos forem, mas Titãs sempre será Titãs!!!
    As letras das músicas são magníficas...

    ResponderExcluir