Resenha - Wake (Despertar) - Lisa McMann

Sinopse: SEUS SONHOS NÃO LHE PERTENCEM... 

Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. 
Ela não pode contar a ninguém sobre isso – eles nunca acreditam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e nem pode controlar. 
Mas, de repente, Janie fica presa em um pesadelo horrível, que lhe causa imenso terror. Pela primeira vez, ela é mais do que uma mera espectadora. Janie se torna uma participante... 

Da leitura: Em terceira pessoa, de linguagem fácil, leve, com algumas gírias e termos de tratamento do sul do país, mas nada contra. 

Pontos positivos: Muitos, a temática sonho é muito intrigante, a autora também mistura com uma curiosa investigação criminal e tem o romance que dá o exato toque a estória. 

Trechinho: 


... Jane acaba de sair do pesadelo de outra pessoa. Seu coração está acelerado. Os sonhos com afogamento são os piores. Bem, quase. 

Ela ouve um sussurro em seu ouvido enquanto luta para enxergar com clareza. 

- Você está bem Hannagan? - Cabel coloca o braço em volta dela. Ele parece preocupado. - Você está tremendo. Você acabou de ter uma convulsão ou algo do gênero? Quer que eu pare o ônibus? 

Janie olha pra ele. 

- Ah, hei - A voz dela sai raspando a garganta – Eu não sabia que você estava aqui. Hum... 

Ela fecha os olhos. Tenta pensar. Ergue o dedo indicador com fraqueza, para que ele saiba que precisa de um tempo. Mas ela sente que o próximo já está vindo. Não tem muito tempo. E tem de prepara-lo. Não tem escolha. 

- Cabel. Não entre em pânico se... quando... eu fizer isso de novo, tá? NÃO pare o ônibus. NÃO conte para um professor, oh, Deus, não. Não importa o que aconteça. 

Ela agarra o braço do banco do ônibus e faz um esforço para continuar a enxergar. 

- Pode confiar em mim? Confie em mim e simplesmente deixe acontecer, tá? - A dor da concentração é excruciante. Ela está curvada para a frente, apreensiva, segurando a cabeça. - Oh, puta merda! – ela grita mentalmente, porém as palavras saem num sussurro. – foi uma ideia estúpida, ideia idiota, vir nessa viagem. Por favor, Cabel. Ajude-me. Não deixe... ninguém... argh! Me ver. 

Cabel está olhando com cara de bobo para Janie. 

– Tudo bem – diz. – Tudo bem. Jesus! 

Mas ela não está mais ali. 

Pontos negativos: Muitos erros de pontuação, irritante! A autora pecou em não ter citado algo sobre a teoria dos sonhos, caberia como uma luva, e ficaria muito mais interessante. Também senti falta da descrição mais profunda dos personagens, você não consegue fazer um quadro claro deles. 

Minha opinião: Muito boa à estória, mesmo o livro sendo curtinho, é envolvente e intrigante. E tem o amorzinho adolescente, muito bonitinho, como tempero. Perfeito para passar o tempo sem se arrepender do que “viu”, já estou lendo FADE, e GONE logo em seguida. 


Informações:
Livro: Wake - Despertar

Série: Trilogia Wake
Autor(a): Lisa McMann
Editora: Novo Século
Onde comprar: Cultura ou Submarino.



4 comentários:

  1. Parece ser bem leve e rápido de ler mesmo.
    Bom pra quem tá com medo de não gostar, tipo eu. haha
    Acho que vou pegar qualquer hora pra conferir e acabar com essa "má impressão" que fiquei do livro. =X

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas pelo que eu li por ai esse livro realmente não é daqueles marcantes e viciantes.
    A série nunca me interessou muito, acho que vou continuar deixando em segundo plano quem sabe depois eu mude de ideia e resolva dar uma lidinha pra distrair. Essas leituras leves são sempre legais pra intercalar com aqueles livros mais densos.

    Xero.
    Caline (Mundo de Papel)

    ResponderExcluir
  3. Legal. A capa dele é muito sinistra, mas a história é interessante. Adorei esse lance do sonho. E é curtinho esse livro, já vi. Vou procurar ler. :)

    ResponderExcluir
  4. qual é a pagina do Trechinho: acima ?

    ResponderExcluir